window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

Tendência para negócios em 2024: o amadurecimento de estratégias de IA

A expectativa para 2024 é de um amadurecimento nas estratégias de Inteligência Artificial, com foco em benefícios significativos para as empresas. Com este artigo, você vai entender melhor sobre a importância da inovação e do amadurecimento de estratégias.


Tendência para negócios em 2024

A IA se tornou acessível para a maioria das pessoas através de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, como o Chat GPT, desenvolvido pela OpenAI, e o Bard, desenvolvido pelo Google.


Qualquer pessoa com acesso à internet consegue usar a Inteligência Artificial para descobrir as possibilidades da área e aproveitar os benefícios dessa tecnologia através de seu bom uso. E isso se estende, principalmente, para o mundo dos negócios, já que existem empresas que já adotaram a Inteligência Artificial como estratégia.


Amadurecimento de estratégias de IA como tendências para negócios


A pauta sobre as possibilidades da IA foi o ponto alto entre final de 2022 e 2023, mas agora, a tendência para 2024 é amadurecer as estratégias de Inteligência Artificial nas empresas.


Esse amadurecimento é essencial para gestores que querem ter sucesso no alcance de suas metas, como aumento da lucratividade e redução de riscos. Ao abraçar a inovação e buscar a maturidade de estratégias em IA, você vai posicionar o seu negócio para o sucesso e garantir que ele esteja pronto para enfrentar os desafios e oportunidades que, não só o futuro, mas o presente já apresenta.


A importância da inovação em Inteligência Artificial para as empresas


Através de estratégias inovadoras, uma empresa se mantém competitiva no mercado e, não só acompanha e se atualiza com as ferramentas do momento, mas está sempre a frente.


A inovação em Inteligência Artificial é mais do que uma tendência, ela é fundamental para os negócios. As organizações que inovam continuamente em IA podem aproveitar novas oportunidades e pontos de melhoria como aumento de lucratividade e redução de risco.


Empresas e o uso da IA em 2024


A Forbes Advisor publicou uma pesquisa, em que 600 empresários que já usam ou planejam implementar a IA, foram entrevistados sobre o uso da Inteligência Artificial pelas empresas em 2024.


“As empresas estão empregando inteligência artificial (IA) de diversas maneiras para melhorar a eficiência, economizar tempo e diminuir custos. Com os avanços contínuos, a IA está rapidamente se tornando um recurso precioso para empresas de todos os setores.” - Forbes Advisor.

A pesquisa apresentou as seguintes conclusões, consideras principais:


  • Mais da metade dos proprietários de empresas usam inteligência artificial para segurança cibernética e gerenciamento de fraudes.

  • Um em cada quatro proprietários de empresas está preocupado com o fato de a IA afetar o tráfego do site.

  • Quase todos (97%) proprietários de empresas acreditam que o ChatGPT ajudará seus negócios.

  • Uma em cada três empresas planeja usar o ChatGPT para escrever conteúdo de sites, enquanto 44% planejam usar o ChatGPT para escrever conteúdo em outros idiomas.

  • Quase metade (46%) dos proprietários de empresas usa IA para elaborar comunicações internas.

  • Mais de 40% estão preocupados com a dependência excessiva da tecnologia devido ao uso da IA.

  • Quase dois terços (64%) dos proprietários de empresas acreditam que a IA melhorará o relacionamento com os clientes.

Você pode conferir a pesquisa na íntegra pelo site da Forbes Advisor.


O papel do gestor nesse cenário


Como gestor, incentivar a inovação em Inteligência Artificial significa criar uma cultura que valoriza a experimentação, o aprendizado contínuo e a adaptação rápida às mudanças.


Isso envolve a implementação de programas de treinamento em IA, a criação de espaços para brainstorming e inovação, e a colaboração com parceiros externos para trazer novas perspectivas e habilidades.


Se você quer dar o primeiro passo para o amadurecimento das estratégias no seu negócio, entre em contato com os especialistas da Dataside.

Comentários


bottom of page