window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); O que é Deep Learning?
top of page

O que é Deep Learning?

No artigo de hoje, você vai se aprofundar ainda mais no que a inteligência artificial é capaz de oferecer. Se as técnicas de machine learning foram revolucionárias para a indústria da tecnologia o deep learning promete ainda mais avanços.


O futuro da I.A


Se você acompanha o blog da Dataside, provavelmente já entende os conceitos de I.A e machine learning (ML), logo seria simples passarmos a considerar o deep learning como uma subárea dentro de ML que se enquadra como uma subárea da I.A. No entanto, se tais conceitos ainda não são familiares podemos considera-los da seguinte forma:

  • Inteligência artificial: A inteligência artificial surge a partir do estudo do funcionamento da mente humana, e sob a perspectiva mercadológica, como a vida pode ser facilitada pela iniciativa de máquinas previamente programadas para fazerem trabalhos repetitivos, simples e desgastantes.

  • Machine learning: A primeira subárea da I.A, que consiste em técnicas de aprendizado, faz a máquina se torne capaz de aprender através da identificação de padrões, para imitar algum comportamento, ou executar com perfeição uma tarefa.


A partir daqui, já podemos entender o DL como um avanço do que foi proposto anteriormente, tendo sucesso em novas áreas de exploração e estudo do funcionamento do cérebro humano e sua maneira de aprendizado.


Deep Learning


Como técnica que visa impulsionar a função de ML, o DL visa se aproximar ainda mais de nossa metodologia de aprendizado, suas camadas procuram agir efetivamente como um neurônio que recebe informações variadas em prol de identificá-las e produzir um resultado. Ele funciona através de um reconhecimento hierárquico dos elementos mais importantes para detectar e identificar do que se trata um objeto, ou a melhor resposta para uma determinada situação.


As técnicas de DL são utilizadas para que um computador consiga aprender sozinho através do reconhecimento de elementos, que podem levá-los a previsões mais precisas e certeiras. O algoritmo do Youtube pode ser um exemplo disso, ou de outras redes sociais, que sempre tentam se aproximar o máximo possível da melhor recomendação para o usuário. Isso através de uma observação profunda e metódica do comportamento e periodicidade dos acessos do indivíduo.


Graças às técnicas de DL é possível que os computadores e máquinas tenham resoluções cada vez mais complexas e analíticas sobre algo que somente um cérebro humano seria capaz de compreender, como um jogo de Xadrez por exemplo.


Para além das partidas de Xadrez


A premissa para o futuro dessa tecnologia é mais que realizar atividades simples e cotidianas, o deep learning pode trazer avanços significativos para diversas áreas, entre elas a medicina, que passa a ter a possibilidade de identificar pacientes com risco de câncer através de apenas algumas análises sanguíneas ou imagéticas.


Não podemos deixar de pensar também no benefício que tais técnicas trarão para algoritmos de busca e de identificação dos gostos de usuários. Certamente, um prato cheio para empresários que sabem como lidar com as variações do público, e podem passar a saber de antemão qual a próxima tendência a dominar o mercado.


As experiências que teremos com o deep learning sem dúvida se farão presentes para todos, principalmente para aqueles que tiverem essas técnicas a seu favor.



Agora que você já sabe qual o próximo passo das máquinas, qual será o seu? Que tal aprofundar seu conhecimento do público e impulsionar as vendas com apenas alguns cliques? Faça agora sua consultoria!


bottom of page