window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); IA Generativa: qual a importância para os negócios?
top of page

IA Generativa: qual a importância para os negócios?

Neste artigo você vai entender o que é a IA Generativa, qual sua relevância no mundo dos negócios e seus benefícios. Além de conhecer cases reais de uso dessa tecnologia.


ia generativa

A inteligência artificial já não é mais uma tecnologia distante, ela faz parte do cotidiano e temos ela na palma da mão. Ao falar de IA Generativa, para muitos profissionais o assunto ainda é deixado para o futuro, mas esta é uma tecnologia que já está presente e muitas empresas já fazem o uso estratégico da IA Generativa.


“As companhias não estão apenas falando sobre Inteligência Artificial Generativa. Elas estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar nessa área e obter resultados de negócios” - Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner, para a Forbes.

Por mais que exista uma certa resistência no investimento de tecnologias tão avançadas como essa, um estudo internacional divulgado pela Exame mostra que 85% das empresas estão se preparando para investir em IA Generativa ainda esse ano.


Um dos motivos que impedem esse investimento, é o receio por ser uma tecnologia recente, mas olhando por outro lado, a Gartner aponta em uma de suas pesquisas, publicada pela Forbes, que 78% dos entrevistados acreditam que os benefícios da Inteligência Artificial Generativa superam os riscos.


“78% dos entrevistados acreditam que os benefícios da Inteligência Artificial Generativa superam os riscos.”  - Forbes

O que é IA Generativa?

É claro que a ferramenta que nos permite conversar com uma IA foi, e ainda é vista como algo extraordinário. O Chat GPT nos possibilitou um acesso simples a inteligência artificial, tornando essa tecnologia, tão futurística, parte do cotidiano de qualquer pessoa com acesso à internet.


Mas a IA Generativa vai muito além do Chat GPT.  Basta pensar em como a mesma tecnologia da ferramenta pode ser aplicada de outras formas, paras mais diversas necessidades.


Ao longo do artigo, você vai conhecer aluns casos reais de uso de IA Generativa aplicada em setores da indústria.


A IA Generativa chama a atenção por ser uma inteligência capaz de criar conteúdos, sejam eles textos, imagens, planilhas e etc. As possibilidades são muitas.


“A IA Generativa é um subcampo da Inteligência Artificial que utiliza algoritmos avançados para gerar conteúdo. Esses algoritmos são treinados em grandes conjuntos de dados e aprendem a criar algo novo que se assemelha aos dados nos quais foram treinados.”, explica o Cientista de Dados da Dataside, Gabriel Prado.


Por exemplo, é possível que a IA Generativa aprenda a gerar imagens realistas de rostos humanos depois de ser treinada em milhares de fotos de pessoas reais.


Como funciona a IA Generativa?

A IA generativa funciona a partir do treinamento de modelos com grandes conjuntos de dados, como imagens ou texto. São esses modelos que são usados para gerar novos dados que se assemelham aos dados de treinamento.


Durante o treinamento, o modelo aprende características e padrões presentes nos dados, refinando continuamente sua capacidade de geração por meio de um processo interativo.


Com esses processos de aprendizado, a IA generativa ganha capacidade de criação de novos conteúdos que podem ser úteis em uma variedade de aplicações, como geração de imagens, produção de texto e respostas personalizadas.


Benefícios da IA Generativa para os negócios

A IA generativa se tornou uma ferramenta muito valiosa para os tomadores de decisão, isso porque ela oferece uma série de benefícios, como inovação, melhoria na eficiência operacional e na experiência do cliente, redução de custos, entre outros. Confira alguns dos principais benefícios da IA Generativa:


 Inovação e Criatividade:

A capacidade de gerar novos conteúdos de forma criativa e inovadora permite que as empresas explorem novas ideias e conceitos, impulsionando a inovação em produtos, serviços e campanhas de marketing.


 Personalização:

A IA generativa pode criar conteúdo personalizado para clientes com base em suas preferências e comportamentos, permitindo que as empresas ofereçam experiências mais relevantes e personalizadas.


 Eficiência operacional e redução de custos:

Automatizar tarefas pode economizar tempo e recursos, permitindo que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas e de alto valor agregado.


●  Melhoria da Experiência do Cliente:

Ao oferecer conteúdo personalizado e relevante, as empresas podem melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e a fidelidade.


 Competitividade:

Utilizar IA generativa de forma eficaz pode ajudar as empresas a se destacarem em um mercado competitivo, oferecendo produtos e serviços inovadores.


Casos reais de uso de IA Generativa

A IA Generativa veio para ficar e já existem empresas colocando em prática estratégias envolvendo essa tecnologia. Vamos compartilhar com você dois casos de uso reais de IA Generativa. Confira:


Quer saber mais sobre as possibilidades oferecidas pela IA Generativa? Entre em contato com a Dataside.

bottom of page