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GPT aplicado à manutenção de máquinas e otimização de processos na indústria

No último ano, os avanços em relação à aplicabilidade das Inteligências Artificiais ficaram cada vez mais em evidência no mercado e em diferentes segmentos.


Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre a aplicação do modelo de linguagem GPT à manutenção de máquinas e otimização de processos na indústria a partir de um projeto piloto. Continue lendo para saber mais!



GPT

Sobre o projeto piloto com o GPT

O objetivo do projeto piloto com o GPT na área de manutenção de máquinas foi explorar a aplicação de Inteligência Artificial, mais especificamente o modelo de linguagem do ChatGPT, para extrair informações cruciais de manuais de robôs em uma indústria automotiva.


O foco principal concentrou-se na identificação da causa de falhas e nas ações recomendadas para resolução para otimizar processos operacionais.


O insight


Após a ocorrência de uma falha, a pessoa responsável pela manutenção precisa acessar o manual e buscar o número da falha para só então entender o que pode ter sido a causa raiz do problema e, em seguida, buscar a solução prática para resolver a situação de acordo com a recomendação feita pelo manual.


Esse processo pode tomar tempo do profissional que está na operação e, por consequência, acarretar na demora para tomar a decisão no momento de solucionar um problema — além, ainda, do risco de alguma falha humana interferir no processo de identificação de problema e proposição de solução.


Em um cenário em que a meta é produzir um carro a cada dois minutos, é muito importante garantir que todo esse processo de identificação de falha e reparo seja feito de forma rápida e sem falhas, afinal, isso vai impactar diretamente na cadeia produtiva da empresa.

Como resolver o problema?

A partir de uma aplicação desenvolvida com base no modelo de Inteligência Artificial do GPT, o time responsável pela manutenção das máquinas e controle dos processos operacionais relacionados a ela puderam ter acesso a um portal que concentrou todas as informações necessárias para garantir conformidade nos processos de manutenção em 4 etapas:


  1. Seleção de Manuais;

  2. Extração de Texto do PDF;

  3. Interação com ChatGPT;

  4. GPT aponta a causa e ação após interação com usuário.


Isto é, o agente de manutenção, ao detectar uma máquina parada, poderá acessar a plataforma da aplicação, buscar o manual referente à máquina, consultar o texto referente ao manual e realizar a interação com o ChatGPT para encontrar o erro correspondente e agir direto na causa raiz.


Com uma aplicação como essa, os colaboradores responsáveis podem garantir:


  • Maior agilidade na tomada de decisão;

  • Maior acuracidade na ação a ser tomada;

  • Otimização de processos de manutenção de máquina;

  • Maior confiabilidade na resolução da falha;

  • Possiblidade de integração automática, criando um cenário cada vez mais prescritivo e menos reativo;

  • Redução de custos ligados a perda de produtividade;

  • Menor possibilidade de falha humana.

Conclusão

O projeto piloto demonstrou que a aplicação do ChatGPT para extrair informações de manuais de robôs é uma abordagem viável e promissora para auxiliar a indústria a melhorar seus processos com a ajuda da IA.


Com ajustes contínuos, essa tecnologia tem o potencial de transformar a forma como lidamos com falhas em robôs industriais, melhorando a eficiência e a confiabilidade das operações.

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