window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); Entenda a importância da mineração de dados para sua empresa
top of page

Entenda a importância da mineração de dados para sua empresa

O dataholic Gilson Castro, vai contar mais sobre o processo de mineração de dados, e deixar clara a necessidade de implementação do processo na empresa. Boa leitura!


A mineração de dados (Data mining) pode ser definida como uma combinação de banco de dados e tecnologias de inteligência artificial. Este, é um campo emergente que absorveu um grande impulso nas últimas décadas, além de ser promissor dentro da análise de dados, já que permite encontrar relacionamentos e ligações significativos entre os dados.


Pode ser ainda uma poderosa tecnologia afim de ajudar empresas na previsão de tendências e comportamentos futuros, permitindo que gestores tomem decisões proativas baseadas no conhecimento inteligente.


Como obter valor


Ao usarmos como exemplo uma rede de restaurantes, podemos supor que lojas comerciais poderiam minerar dados de compra dos clientes desses restaurantes para determinar quando os clientes visitam, e o que eles normalmente ordenam. Esta informação poderia ser usada para aumentar o tráfego nos especiais do dia, identificar segmentos de mercado ou afinidades de consumo dos consumidores.


Até agora falamos de definição e exemplos, mas a usabilidade de data mining é diversa, principalmente em empresas que desejam focar no consumidor. Sabemos que hoje esse processo é a joia preciosa do negócio, por isso aquele famoso ditado aqui, faz muito sentido: “Não fale seu preço antes do cliente entender o seu valor” e o que você pode fazer para obter valor?


As empresas com data mining podem determinar as relações entre os fatores “internos” como preço, posicionamento do produto, ou competências do pessoal, e fatores “externos”, como indicadores econômicos, concorrência, dados demográficos de clientes (permitindo mensurar o impacto sobre as vendas), satisfação do cliente e os lucros da empresa. Se a base de dados da sua empresa estiver crescendo, já pode pensar em como tirar proveito do conhecimento subjacente do patrimônio digital, que vem sendo acumulado com o data mining.


Nesse sentido, a dica é: você precisa fazer perguntas certas para manusear a mineração de dados, pois a ferramenta não trabalha sozinha! Faça sua parte também.


Inclusive, você pode começar fazendo sua parte lendo mais sobre esse assunto, no nosso blog: A importância da tomada de decisão com análise de dados em tempo real; A Importância dos Dados para a tomada de decisão dos negócios.



Se curte esse tema, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais, para não perder os próximos conteúdos!💙💻

bottom of page