A importância da tomada de decisão com análise de dados em tempo real

Você já pensou sobre a diferença que faz analisar os dados em tempo real e tomar uma decisão baseada nisso? Bom, alguns times de baseball já fazem isso, e tiveram resultados surpreendentemente positivos. Boa leitura!

Se você é um cientista de dados, ou já faz uso de ferramentas de big data na sua empresa, sabe da importância de tomar decisões baseadas no que os dados mostram. Mas, já parou para pensar em quanto tempo levam algumas decisões, e o quanto esse tempo pode custar? Pare para pensar então, nas tendências do mercado, que são voláteis e podem mudar o tempo todo. É fácil entender que precisaríamos de um suporte bem mais rápido e expansivo para aguentar grandes quantidades de dados que chegam a todo momento, e consequentemente profissionais capazes de analisar e dissolver as informações desses dados mais rapidamente. Só então, nossas decisões acompanharão em tempo real as sutis mudanças no mundo corporativo para alcançar os melhores resultados.


Está pensando se o seu negócio se encaixa nessa necessidade? Bom, talvez alguns exemplos ajudem a compreender melhor os benefícios de tomar uma atitude assim.


O auxílio do Statcast para a tomada de decisão ágil


Entraremos agora no mundo do baseball, mesmo não estando familiarizado com o ambiente em questão, subentende-se que como em qualquer outro esporte, o baseball baseia-se também em decisões rápidas que poderão definir o curso do jogo a qualquer momento. Então como a análise de dados pode ajudar? A partir deste ponto o statcast entra em cena, trata-se neste caso, do posicionamento de câmeras ao redor de todo o campo, a fim de coletar imagens de tudo o que acontece durante o jogo. Todas as informações serão consumidas por analistas em tempo real, que durante a partida atualizarão os técnicos e jogadores sobre as melhores estratégias a serem seguidas.


Tudo isso, tornou-se realidade durante os jogos de 20 temporadas da Major League Baseball (MLB), onde a efetividade dos dados ficou provada e exemplificada. As análises fornecidas enquanto o jogo se desenrola podem gerar insights poderosos à equipe técnica e aos jogadores, tendo a capacidade de dizer se vale a pena uma substituição em prol de impedir uma lesão, ou se um arremesso pode ter sua trajetória alterada em benefício do time, e é claro, muitas outras possibilidades imagináveis.


Aplicação prática e databricks


É possível perceber agora como ferramentas que estão a favor e além dos dados são necessárias para elevar o nível de assertividade das decisões. Mas se ainda estiver subjetivo, podemos clarear um pouco mais.


Pense no comércio online, e em como as informações podem chegar diariamente. Neste exemplo, você precisa decidir imediatamente sobre a próxima campanha que lançará para promover um produto, mas as informações sobre os acessos e compras não param de chegar, elas se atualizam e se renovam em quantidade e velocidade surpreendentes. Dessa forma, não somente o profissional deve ser rápido o suficiente para acompanhar os dados, mas ele deve usar também a ferramenta ideal para esse serviço. Estamos falando aqui, sobre uma plataforma lake house, que oferece todo o suporte necessário para tal feito, ou seja, que aceita dados não estruturados e permite atualizações em tempo real, entre outras características. Você pode ler mais sobre isso no artigo sobre o Databricks, que é uma plataforma lake house.


Se já está fazendo as contas do quão benéfico pode ser esse investimento, com certeza deve estar interessado em mais meios de fazer seus negócios assumirem proporções maiores. Não perca tempo, acesse nossos conteúdos para saber sobre mais inovações! Curta, comente e compartilhe.💙💻