window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); Databricks abre caminhos para concorrência do ChatGPT
top of page

Databricks abre caminhos para concorrência do ChatGPT

Saiba o que te espera no mercado da tecnologia com o novo lançamento da Databricks! Um código para gerar chatbots que podem aprender e executar tarefas a partir de novos dados. Confira tudo aqui mesmo!

chat gpt open AI

Fogo no parquinho das IA’s


A Databricks teve sua concorrência com a Open AI, criadora do chatGPT, praticamente anunciada ao lançar uma alternativa mais acessível no mercado dos chatbots.


Trata-se de um código-fonte aberto que pode ser usado para que mais empresas criem seus próprios chatbots tipo chatGPT. O algoritmo trabalha como uma IA com machine learning, sendo capaz de aprender a executar diferentes tarefas através da análise de novos dados.


O presidente-executivo da Databricks, Ali Ghodsi, contou em entrevista liberada pela Reuters, que o lançamento tem como objetivo baratear o custo de acesso a tecnologia recém explorada e que logo ela alcançará a todos. Ainda não se sabe como isso poderá afetar as projeções de vendas da Open AI, avaliada em $ 29 bilhões, uma vez que o acesso a seus modelos é pago, a empresa pretende fraturar $ 1 bilhão em vendas até 2024.

Uma oportunidade para as empresas


Ali Ghodsi também esclareceu que a ideia é que as empresas estejam mais envolvidas no processo de criação, já que os chatbots podem ser treinados por elas. A própria Databricks já mostrou ser possível ao treinar em 3 horas um modelo disponível gratuitamente.


Com uma gama de possibilidades sendo aberta, mais empresas terão a chance de inovar seus processos de maneira mais simples. Esse é o desejo do CEO da Databricks, “que todos tenham acesso aos modelos”.


A competitividade entre as gigantes como Alphabet (Google), META e Open AI para aumentar a credibilidade de seus modelos e diminuir seus custos de produção só aumenta. Enquanto isso, mais empresas poderão treinar seus modelos e algoritmos alugando um supercomputador com um cartão de crédito, como descreve Ali.


O novo código liberado pela Databricks dá chance a outros negócios para começarem seus investimentos em inovação dando um salto entre etapas, e futuramente podem chegar a ser percussores de sua própria evolução tecnológica.

A Dataside caminha com a inovação


Assim como Ali da Databricks, o CEO da Dataside, Caio Amante, acredita no poder da inovação, e que levar soluções que visam reduzir os custos é o caminho para uma reconstrução positiva dos investimentos em tecnologia no Brasil. Empresas que querem se destacar no mercado, devem estar atentas a lançamentos como o citado aqui e caminharem em direção à transformação digital.


A Dataside enxerga em novidades como essa, oportunidades de amadurecimento tecnológico, além de serem guinadas no mercado de todos os tipos de serviços. Inteligências como o chatGPT e as que estão para surgir com o novo código, podem causar grandes impactos no modo de consumo e venda, se você, empresário, não quiser sentir a versão negativa desses impactos é hora de ter novas abordagens em relação à tecnologia.


Dê o primeiro passo com a Dataside, vamos te guiar durante toda a jornada de dados e preparar sua empresa para as exigências do mercado com inovação e inteligência artificial.

Preparado para mudar o rumo da sua empresa como a Databricks mudou o dos chatbots? Acesse Dataside.com e comece agora!


Fonte: Reuters

bottom of page