window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

Entenda a diferença entre Inteligência artificial, Machine learning e Deep learning

Já faz algum tempo que esses termos têm dominado o mercado tecnológico bem como o mundo business. Quer coloca-las no vocabulário e nos negócios? É só continuar lendo!

Desde sua criação nos anos 50, a Inteligência artificial tem feito parte de diversas áreas de nosso cotidiano, atuando como vilã em alguns filmes e o par perfeito em outros, é inegável que nossas possibilidades foram aumentadas. Depois de mais duas adições, a IA tem atingido patamares revolucionários para a indústria 4.0.


Inteligência artificial


Como o nome sugere, as necessidades humanas fizeram surgir uma solução artificial que fizesse papéis menos essenciais, para que as mentes orgânicas se concentrassem em outras complexidades. Dessa forma, a partir da IA, nossa sociedade foi invadida por “smart things” (objetos inteligentes) que agora são essenciais para o convívio humano.


E não é só no cotidiano que a inteligência artificial se tornou vital, o mundo business evolui para opções mais lucrativas e eficientes diariamente, ao optar por chatbots, utilização de dados e trabalho com previsões por exemplo. A IA utiliza dados e aprendizado para alcançar resultados funcionais.


Machine learning


Surge como um mecanismo complementar, agora IAs que utilizam ML, se propõe a elevar ainda mais o nível do aprendizado, sendo capaz de evoluir por si só, aprendendo com os dados que recolhe, e os resultados que atinge.

Dessa forma, temos sistemas de recomendação cada vez mais profundos e assertivos, como acontece com os streamings ou redes sociais. E ainda, programas de varredura ou categorização bem mais precisos.


Deep learning


Indo ainda mais “fundo” no que significa aprendizado de máquina, o DP cumpre nossas expectativas futuristas sobre a utilização da IA. A capacidade de aprendizado e utilização de dados para gerar resultados foi ainda mais amplificada, tornando possível o recolhimento e reconhecimento de informações imprecisas como imagens ou som.


O reconhecimento facial e por voz, já é realidade para muitas empresas e serviços eletrônicos, a captura de informação por imagem ou som se torna mais eficiente a cada dia, graças ao padrão evolutivo ainda mais rápido de sistemas com DP.


Como aplicar?


As tecnologias de ML e DP atuam como braços de sustentação para o funcionamento da IA, são a evolução da modernização dos sistemas. Por isso, é importante estar por dentro de tendências como estas, sendo de um setor operacional ou não.


Juntos, os termos citados acima, mudaram as perspectivas humanas sobre o futuro como um todo, e podem mudar suas perspectivas sobre o mercado e sua empresa. Dar uma chance à IA, ao ML e DP é dar uma chance a você de fazer parte de um futuro cada vez mais tecnológico e automatizado.


Quer saber por onde começar? Faça agora mesmo sua consultoria com a Dataside e otimize seus serviços!


Gostou do tema, e quer saber mais sobre a utilização dessas tecnologias? Temos recomendações para você:

Comments


bottom of page