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alessa.araujo
09 de mar. de 2023
In Power BI
Temos uma variedade de assuntos que podemos fazer nossa análise de dados e de acordo com ele, temos cores que nos ajudam a contar uma história melhor... Lembram que no último artigo falei sobre os sentimentos que as cores podem trazer e o que representam ? Segundo o alemão Johann Wolfgang Von Goethe , criador da teoria das cores, nem todo mundo consegue ver diferentes tons de cores, porém a sensação que ela traz é a mesma para todos. E essa sensação que temos foi bastante estudada, originando assim a Psicologia das cores, que é um estudo de como o nosso cérebro reage a diferentes tons de cores, quais desejos, sentimentos, emoções elas nos trazem. Vamos então as cores e alguns sentimentos que elas podem trazer: Vermelho: energia, velocidade, força, poder, calor, amor, guerra, e sentimentos mais intensos possíveis. Rosa: amor, saúde, satisfação, romantismo, charme, leveza, delicadeza, feminilidade, etc. Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, otimismo, imaginação, esperança, claridade, verão, perigo. Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante. Verde: cura (aqui pode ser com o sentido de saúde), calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, generosidade, certeza. Azul: tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão. Roxo/Violeta: realeza, nobreza, espiritualidade, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, luto, poder, sensibilidade, inovação. Marrom: materialismo, excitação, terra, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade. Preto: não, poder, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva. Branco : sim, proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, limpeza, precisão, bom, frio, clínico, estéril Fonte: hthelogocompany.net - Psycology of color in logo design Um exemplo de utilização nos dados seria esse: Se quer mostrar que eles estão trazendo um resultado positivo , associar a cor verde, resultados negativos, a vermelha e para aqueles que estão intermediários é a amarela. Agora vamos as etapas para a criação do background do seu dashboard: 1) Escolha o Tema Sobre o que o seu dashboard falará? Vendas? Logística? SLA? Marketing? Isso não é muito falado, mas as áreas também podem dizer sobre qual cor devemos ter de guia. Ex.: Se escolher um tema relacionado a Marketing , a sugestão de cor principal seria o roxo, pelo seu significado ser de inovação. Se for Vendas mesclaria o verde com o azul , pois o verde traz certeza e o azul confiança. Com o tema definido fica mais fácil desenvolver o que quer transmitir. 2) Crie a paleta de cor para o Tema escolhido Para criar a paleta de cor use o círculo cromático (como vimos no artigo anterior – Como escolher cores para o seu visual). Geralmente ele é composto por 5 cores, cores dominantes, secundarias e ênfase, e essas cores também tem uma regra para sua utilização, a do 60-30-10 , que vem do Design e funciona da seguinte forma: 60% do layout com as cores dominantes 30% com as cores secundárias 10% as de ênfase. Para facilitar ainda mais a utilização, trarei os exemplos que falamos no tópico anterior, o roxo p/ Marketing, verde e o azul para o de Vendas. Marketing - Roxo : Vendas – Verde e Azul Há vários sites que auxiliam a criação dessa paleta, abaixo seguem alguns deles: Coolors Color Adobe Colormind A paleta será base para colocar cor em ícones, letras, fundos, gráficos, etc. 3) Escolha os gráficos e elementos que irão compor o seu dashboard. Aqui tem haver também a escolha dos ícones, se for um painel mais sério os ícones não serão tão arredondados. Os fundos dos gráficos também. Ex.: As cores seguirão as da paleta. Mas não se prenda totalmente a isso, pode se haver considerações com cores que não fazem parte da paleta estarem presentes para melhor acompanhar em ícones, detalhes, mas sempre que possível opte pelas da paleta. Falando sobre o fundo, eu prefiro sempre utilizar cores neutras : como cinza ou branco, isso ajuda a não pesar cognitivamente o visual. E se optar por fazer um no modo dark , as cores escolhidas da sua paleta terão que sobressair à do fundo . Trouxe dois exemplos de background para os dashboards de Marketing e Vendas usando as paletas e conceitos mencionados anteriormente. Marketing Vendas Uma outra situação que nos deparamos é, além do tema, ter um cliente específico, uma empresa. Se esse for o caso, será usado sempre a identidade visual do cliente/empresa. Se ele não tiver o manual contendo, cor, fonte, texturas, etc., você pode utilizar as cores que estarão no próprio site da empresa ou usar a logo para extrair o que for necessário. Ferramentas que podem te auxiliar na extração dessas cores: Power Toys -> eu utilizo bastante, ela retira da tela a cor que o mouse está em cima e traz uma paleta após a seleção. Colormind -> esse site ele monta uma paleta de cores a partir da imagem escolhida. Aqui um exemplo da utilização das cores retiradas do site pra paleta e depois pro background do dashboard Empresa - Dataside Um detalhe super importante também a se falar é sobre o dashboard com a visualização de dados inclusiva, para pessoas que tem o daltonismo. E para isso há umas outras regrinhas, tipos de daltonismos, quais cores podem ser visualizadas, mas isso é papo pra um outro artigo 😉. Eu vou ficar por aqui hoje! Qualquer dúvida que tiverem podem me procurar no linkedin que estarei pronta pra ajudar a entenderem melhor essa parte tão incrível da análise e ... I will be back 😎💋
Como escolher cores para seu dashboard  content media
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alessa.araujo
13 de fev. de 2023
In Power BI
Vou explicar um pouquinho do que aprendi ao longo da minha trajetória como Analista de dados e como isso me ajudou a fazer o tão falado CONTAR HISTÓRIAS (Storytelling) com as Cores também. 😀 Tudo bem que o conceito de Storytelling é muito maior que apenas as cores, MAS ELAS IMPORTAM E MUITO!!! Então vamos começar pelo básico do básico: Círculo Cromático E esse é o círculo cromático, ele representa as cores (12 ao total e suas variações) que podemos identificar com os nossos olhos. É uma ferramenta muito utilizada para auxílio na combinação das cores com propriedade e de forma harmônica. Existem diversos modelos de círculos cromáticos, mas o que está no nosso exemplo é o degrade, que mescla todas as cores. E as suas divisões são: São as cores próximas, uma do lado da outra. São aquelas que são diretamente opostas. São opostas na forma de um triangulo. E também tem a Complementar Dupla e Dividida Essas são interessantes, bom conhecerem mas eu foco mais até as tríades. Com essas informação agora você consegue transmitir MUITA COISA. Por exemplo: Quer demonstrar a variação de valores num gráfico de barras...Qual seria a melhor cor? Vamos analisar (e como eu amo isso😍)... Olhe para o gráfico abaixo e reflita: O que você consegue perceber de imediato? Fica bem difícil perceber qualquer coisa com essas cores, não é mesmo? As cores mostradas acima são cores análogas, e por serem muito próximas e chamativas (aqui se enquadram as frias, falaremos mais adiante - Tom, Intensidade e Temperatura) não conseguimos tirar um insight de cara. Então faremos algumas modificações. Olhe nessa figura Só de ter alterado a ordem das cores já melhora um pouco mais a visualização, com isso, conseguimos colocar uma ordem mais harmônica, mas temos que alterar o Tom e a Intensidade. Sigamos... Tom e Intensidade NUNCA PESE A MÃO NA INTENSIDADE E NO TOM (Intensidade: alta saturação- mais brilho ou baixa saturação- menos brilho, Tom: mais escura ou mais clara) principalmente com dados, ninguém gosta de ver um gráfico com cores gritantes e no final, o que é o importante, você não consegue obter: a análise, o insight rápido. Vamos então ajustar o exemplo anterior e diminuir a intensidade e o tom: Deu uma leve modificada, estamos chegando lá! Temperatura No exemplo proposto, foram abordadas as cores frias, e é bom se atentar para a questão das emoções que envolvem cada cor. A cor escolhida foi a azul que representa seriedade, equilíbrio. Perfeito para se estar em uma análise de dados. Voltando para a adequação do gráfico... Aqui aumentamos um pouco o tom, ficando mais claras as barras, aumentamos também o brilho (em comparação com a anterior) e retiramos a tonalidade do roxo - ficando apenas uma única cor com suas variações de Tom. Agora em relação a cor está perfeito! Vamos adequar algumas coisinhas a mais no visual: - O espaçamento das barras - Os valores no eixo y - A grade mais ao fundo em tom de cinza para acompanhar os valores que se enquadram. Aqui vemos o quão importante foi a mudança e já de cara notamos, olhando para o todo, que a variação vai do maior valor (mais escuro) para o menor valor (mais claro) e que agora fica bem exposta e visualmente satisfatória. Não causa cansaço nem irritação ao ver. Indo mais adiante, observamos que nas três primeiras barras, os valores são bem semelhantes, não tiveram quase variação, os tons de azul escuro são próximos, mas já nas três últimas se percebe como essa variação aumentou e foi significativa, pois temos três tonalidades de azul mais diferentes, que se sobressaem. Pra Finalizar, vamos ver o antes e depois do gráfico: Antes: Depois: Isso é uma pequena amostra de como as cores impactam e muito na análise. Estudem, testem variações, usem sua criatividade e sua intuição! 😄 Espero que tenham gostado e boas brincadeiras com as cores 😉
Como escolher cores para o seu visual content media
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alessa.araujo

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