window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); Seu negócio acompanha as tendências tecnológicas?
top of page

Seu negócio acompanha as tendências tecnológicas?

Sua empresa já passou pelo processo de transformação digital? Você utiliza um sistema de armazenamento em nuvem para otimizar seus processos? Se você ainda não está situado neste assunto, continue lendo que a gente te informa!

Há algum tempo, as empresas vêm repensando seus processos e o modo como fazem a gestão, prova disso é que o investimento em cloud computing aumentou em 165% de 2019 para 2021, tornando-se destaque entre outros investimentos com 46% de preferência das empresas em digitalizarem essa área. Uma pesquisa da Samba Digital, divulgada pela Forbs também em 2021, constatou que 73% das empresas já se digitalizaram, ou possuem planos de ação para alcançar isso.


Como o estudo da Samba Digital engloba participantes de pequenas, médias e grandes empresas, podemos supor que a tendência é que cada vez mais empresas procurem por essa adaptação não por estarem em outro patamar, mas pela necessidade de acompanhar o mercado. Essa afirmação se confirma com a fala de Gustavo Caetano, fundador e CEO da Sambatech: “Até 2019, digitalizar o negócio era um luxo. Agora, é uma necessidade para o negócio crescer [...] isso ocorreu não por conta da pandemia, mas também porque consumidores e empresas experimentaram soluções que nunca tinham visto antes.”


Quais os benefícios de usar a nuvem?


O fato é que o sistema de armazenamento em nuvem não serve apenas como um adendo para se modernizar perante o mercado. Automações como essas agilizam os processos, melhoram a comunicação e dinamizam a gestão, afetando positivamente a produtividade, a gestão e os sistemas de arquivo da empresa.


Graças a internet das coisas, é possível ter inúmeros dispositivos conectados, e a nuvem age de forma a compartilhar entre todos, as informações e arquivos com mais facilidade, possibilitando sincronizações de agendas, documentos, imagens etc.


  • Comunicação interna

Fica mais fácil se comunicar com um time, setor ou até mesmo todos os colaboradores da empresa quando temos um sistema sincronizado, onde é possível compartilhar arquivos de qualquer tipo, ou atualizar diretamente a lista de tarefas e compromissos do grupo.

  • Comunicação externa

Até mesmo para que as informações corram mais rápido entre os clientes, fornecedores e outros stakeholders que precisam de visualização de produtos, ou conectividade entre os serviços. A possibilidade de conexões públicas e privadas faz com que esse conceito seja ainda mais simples e aplicável.

  • Gestão inteligente

Esse tipo de conectividade é útil para qualquer setor da indústria e do comércio e promete automações valiosas para a produção. Sendo útil para serviços de manutenção, monitoramento, acessibilidade e atualizações.

  • Corte de custos com infraestrutura otimizada

Com uma infraestrutura híbrida, personalizada e com um ambiente digital próprio é possível cortar custos, evitando gastos desnecessários e evitando situações que tiveram que ser remediadas por falta de ações precoces.


A tecnologia de armazenamento certamente evoluiu a um nível diferente e superior ao que se esperava, e promete muitas inovações para os serviços digitais. Para as empresas que acompanham e se mantém atualizadas acerca delas, os limites se expandiram um pouco mais e as possibilidades tornaram-se ainda mais atrativas. Tecnologias assim, melhoram o rendimento de empresas e empresários, ao permitir que processos simples sejam automatizados para que os complexos tomem a atenção necessária sem contratempos e distrações.


Se você se sente um pouco mais por dentro das novidades agora, não deixe de acompanhar o blog da Dataside, e nos seguir nas redes sociais para acompanhar o que há de melhor no mercado. Até a próxima!


Fonte: Brascom; Samba Digital

bottom of page