Melhores Práticas com Tabular Editor

Hoje o dataholic Rafael Barbosa vai nos contar sobre um jeito simples de obter um relatório de todas as melhorias que você realiza ao usar o Tabular Editor. Boa Leitura!

Além de ter um relatório com ótima apresentação dos dados, um ponto muito importante é levar em consideração as boas práticas para melhoria de performance e manutenção do relatório. Para isso podemos utilizar o Tabular Editor para ajudar a identificar esses pontos que podem ser melhorados.


Siga o passo a passo:


1° - Instale o Tabular Editor, logo após a instalação ele irá aparecer no seu Power BI na guia Ferramentas Externas (External Tools), use as ferramentas sem moderação!!!


2° - Agora vamos abrir o Tabular Editor e inserir o código abaixo em Advanced Scripting; para baixar as regras de boas práticas clique em Run Script ou aperte F5.



System.Net.WebClient w = new System.Net.WebClient();

string path = System.Environment.GetFolderPath(System.Environment.SpecialFolder.LocalApplicationData);
string url = "https://raw.githubusercontent.com/microsoft/Analysis-Services/master/BestPracticeRules/BPARules.json";
string version = System.Windows.Forms.Application.ProductVersion.Substring(0,1);
string downloadLoc = path+@"\TabularEditor\BPARules.json";

if (version == "3")
{
    downloadLoc = path+@"\TabularEditor3\BPARules.json";
}



3° - Feche o Tabular Editor e abra novamente para que as alterações sejam aplicadas.


4° Agora quando você abrir o Tabular Editor, ele mostrará a quantidade de problemas encontrados (😮238 problemas), é só clicar no aviso abaixo para ver quais são esses problemas. Lembrando que são somente sugestões de melhorias, quem defini o que deve ser alterado é você.


5° - As sugestões vêm divididas por categoria, tem até dica de melhoria de performance. Alguns itens são possíveis de serem corrigidos de forma automática clicando no botão de corrigir como no exemplo abaixo, mas outros, como trocar o modelo de snowflake para start-schema, devem ser feitos manualmente.


O que achou? Ótimo para quando você precisa mostrar as melhorias que foram implementadas em algum modelo não é? Dessa forma você tem um relatório do antes e do depois de forma simples. Agora compartilha essa dica com mais colegas e comenta aqui quais dicas você quer por aqui!💙


Fonte:

Blog Power BI

https://powerbi.microsoft.com/en-us/blog/best-practice-rules-to-improve-your-models-performance/

Mais informações na documentação do Tabular Editor

https://docs.tabulareditor.com/Best-Practice-Analyzer.html