LGPD e governança de dados: o que sua empresa precisa saber
- dataside
- 7 de ago.
- 2 min de leitura
A relação entre LGPD e governança de dados é muito forte para empresas que de fato se preocupam em manter as informações dos seus clientes guardadas de forma segura.
Adaptar-se a LGPD é mais do que apenas uma exigência legal, também é uma oportunidade de criar uma cultura organizacional mais transparente e segura.
Quer entender mais sobre a relação entre a LGPD e governança de dados? Então olha só alguns temas que vamos levantar!
Mas antes, você deseja encontrar soluções escalonáveis e tecnológicas para a sua empresa, mas não sabe por onde começar?
A Dataside é uma consultoria especializada em dados, inteligência artificial e negócios, que apoia empresas em sua jornada de dados com foco em confiabilidade, agilidade e decisões mais estratégicas.
Fale com um dos nossos representantes agora mesmo e mude hoje a jornada da sua empresa!
O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, visa proteger os direitos de liberdade e privacidade dentro de território brasileiro.
Ela é principal norma regulamentadora no tratamento de dados de pessoas físicas e jurídicas no país.
A partir dessa lei são estabelecidas regras para coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, garantindo que cada indivíduo tenha maior controle sobre suas informações privadas.
Qual a relação entre governança de dados e LGPD?
A governança de dados nada mais é do que um conjunto de práticas que garantem a qualidade, segurança e integridade das informações de uma organização.
Não se limitando apenas a proteção, mas também envolvendo a forma como eles são gerenciados e utilizados para tomada de decisões estratégicas.
E a LGPD exige justamente isso, que as empresas tenham total controle e domínio das informações que são coletadas.
Dessa forma, ao implementar uma governança de dados você e sua empresa conseguem evitar riscos legais e fortalecem a relação de segurança com seus clientes.

Como usar esses fatores a seu favor?
Embora pareçam apenas medidas de proteção, a governança de dados oferece benefícios estratégicos para empresas que pensam no longo prazo.
Ao organizar e estruturar o uso de dados, é possível obter insights mais precisos, tomar decisões baseadas em informações confiáveis e gerar valor real com os dados.
Além disso, a confiança do cliente aumenta quando ele sabe que seus dados estão sendo tratados com responsabilidade.
Isso pode ser um grande diferencial competitivo no mercado atual, onde a privacidade se tornou uma prioridade.
Como a Dataside pode te ajudar?
A Dataside é uma consultoria especializada em dados, inteligência artificial e governança.
Se você quer transformar a governança de dados em um ativo estratégico e garantir a conformidade legal, fale agora com um dos nossos especialistas e descubra como acelerar esse processo de forma inteligente e escalável.





Comentários