window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

O que é governança de dados?

A Governança de Dados é uma área importante para garantir a qualidade dos dados da sua empresa, mantê-los nas conformidades regulatórias de segurança e privacidade aplicáveis e ajudar seu time a ter mais eficiência operacional.


Se você quer saber mais sobre as boas práticas e como implementar a governança de dados, esse artigo é para você. Boa leitura!


O que é governança de dados?

Os dados são extremamente valiosos para as empresas, são usados nas tomadas de decisões estratégicas, em otimização de operações, na criação de novos produtos e serviços e claro, para atingir um objetivo indispensável, melhorar a lucratividade.


Diante da importância dos dados no mundo empresarial, é preciso manter o mesmo nível de importância quando o assunto é garantir que esses dados sejam confiáveis, seguros e acessíveis.


E é para manter as boas práticas no gerenciamento de informações tão valiosas que existe a governança de dados: um conjunto de políticas, processos e tecnologias focadas na qualidade e segurança dos dados de uma empresa.


A governança de dados é um processo contínuo que envolve as seguintes etapas:

Definição de políticas e diretrizes

As primeiras etapas da governança de dados envolvem a definição de políticas e diretrizes para o gerenciamento de dados. Estas políticas devem garantir que os dados sejam coletados, armazenados, processados e compartilhados de forma consistente e segura.


Identificação e classificação dos dados

Uma vez definidas as políticas e diretrizes, é preciso identificar e classificar os dados da empresa. Essa classificação ajudará a garantir que os dados sejam tratados de forma apropriada, de acordo com sua importância e sensibilidade.

Gerenciamento da qualidade dos dados

A qualidade dos dados é essencial para a tomada de decisões informadas. A governança de dados deve incluir processos para garantir a qualidade dos dados, como validação, limpeza e enriquecimento.

Proteção dos dados


A segurança dos dados é uma das principais preocupações das empresas, por isso, a governança deve incluir políticas e medidas para proteger os dados da empresa contra acesso não autorizado, uso indevido e perda.

Gerenciamento do acesso aos dados

O acesso aos dados deve ser limitado às pessoas e sistemas autorizados. A governança de dados deve incluir políticas e processos para gerenciar o acesso a esses dados.

Monitoramento e relatórios

A governança de dados deve ser um processo contínuo. É importante monitorar o desempenho da governança de dados e gerar relatórios para avaliar o seu sucesso.


Por que a governança de dados é importante?


A governança de dados garante a qualidade dos dados da sua empresa, é responsável por mantê-los nas conformidades regulatórias de segurança e privacidade aplicáveis e ajuda seu time a ter mais eficiência operacional.


Por exemplo, você já viveu situações como se deparar com relatórios nos quais os números não batiam? Ou então, já levou muito tempo para montar um relatório por falta de informação sobre onde estavam os dados que precisava? E a incômoda situação de precisar apresentar um relatório em plena reunião e perceber na hora que os dados não foram atualizados?


Com a governança de dados essas situações não acontecem, mas vamos entender outros motivos de sua importância, como:


Melhoria da tomada de decisões

Como sempre pontuamos, os dados são uma fonte valiosa de informações para a tomada de decisões. A governança de dados ajuda a garantir que os dados sejam confiáveis e precisos, facilitando a tomada de decisões informadas.

Otimização de operações

A governança de dados ajuda as empresas a otimizarem suas operações. Como em casos em que os dados podem ser usados para identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Melhoria da conformidade

A governança de dados é fundamental para que as empresas possam cumprir as regulamentações, como exemplo, as empresas que atuam em setores regulamentados, como o financeiro e o de saúde, precisam garantir que seus dados sejam seguros e protegidos.

Criação de novos produtos e serviços


Esses benefícios proporcionados pela governança de dados são facilitadores para a criação de novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes, como dados que podem ser usados para segmentar clientes, prever tendências e desenvolver produtos personalizados.



governança de dados para empresas

Como implementar a governança de dados?


A implementação da governança de dados é um processo complexo que requer a participação de toda a empresa e, principalmente, é fundamental contar com profissionais especializados. As seguintes etapas são fundamentais para a implementação eficaz da governança de dados:


Realize um diagnóstico da situação atual


Antes de implementar a governança de dados, é importante realizar um diagnóstico da situação atual dos dados e processos da empresa. Isso ajudará a identificar os pontos fortes e fracos da governança de dados atual. É o passo fundamental para a identificação do plano a ser seguido pelos profissionais para a implementação de uma boa governança de dados.


Desenvolva um plano de implementação


Dando continuidade ao passo anterior, é preciso desenvolver um plano de implementação para a governança de dados. O plano deve definir as metas e objetivos da governança, assim como as etapas e prazos para a implementação.


Realizar a implementação


O plano deve ser implementado gradualmente, para garantir que as mudanças sejam bem-sucedidas.


Monitorar e avaliar a governança de dados

A governança de dados é um processo contínuo, por isso, monitorar e avaliar esse processo regularmente é fundamental para garantir que ele esteja funcionando conforme o planejado.


Conte com uma equipe de governança de dados

Para que cada etapa mencionada seja realizada, é fundamental contar com uma equipe de especialistas em governança de dados, para garantir a implementação segura de acordo com todas as boas práticas.

Construa, catalogue e padronize


Aqui na Dataside, criamos um ciclo de entregas que garante o processo de dados, estruturação, segurança e qualidade para ajudar você a definir os padrões corretos a serem seguidos. Nosso time de especialistas garante a sua empresa:

Processo de Dados

Criação e padronização de todas as atividades que envolvem dados, além de coleta, análise e aplicação das melhores práticas.

Estruturação de Dados

Catalogação, mensuração e criação de instruções de uso para ajudar você a se adaptar as melhores ferramentas.

Segurança e Qualidade dos Dados

Classificação, criação de relatórios e planos de ação que vão auxiliar você a corrigir e implementar a Governança de Dados.


governança de dados para empresas




Comments


bottom of page