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IA pode gerar aumento nas vendas com previsão de interesse dos consumidores

Você, ao ouvir falar sobre as previsões da inteligência artificial, com certeza já imaginou 1001 maneiras de utilizá-la a seu favor. A possibilidade de prever o que os consumidores querem existe, e já está em alta entre as empresas.

Muitos se perguntam, como empresas de vendas como a Amazon, conseguem realizar entregas tão rápidas, velozes o suficiente para estar no carrinho num dia, e na porta de casa no outro. Isso, sem falar na precisão com que fazem indicações de compras e sugerem um item que já era do seu interesse há um tempo. Bruxaria ou Pacto? Longe disso, inteligência artificial e análise de dados!


Previsão com dados


Tem gente que joga com os dados para brincar com a sorte, em nosso caso a sorte não tem um papel de tamanha importância. A ciência de dados é séria e trabalha com exatidão, com um manuseio inteligente de dados básicos é possível traçar perfis de comportamento e dividir o público em segmentos. A partir disso, é só definir o melhor plano estratégico de vendas e observar os números, eles serão o início para a criação de uma base de informações e também o indicativo de que o resultado foi proveitoso.


Isso é possível graças ao avanço da inteligência artificial e Machine Learning (aprendizado de máquina), somadas elas serão aliadas na busca e armazenamento dos dados necessários para a construção das bases que alimentam as estratégias. Ou seja, sabendo por exemplo, que o interesse por produtos de ginástica e academia cresce em uma região, seria mais fácil mapear o interesse futuro de usuários que se encontram na mesma região, e quando você menos espera, o tênis perfeito aparece na timeline de sua rede social predileta.


Aplicação prática


Recentemente, a Cinnecta LTV, uma plataforma de indicação de ações, constatou por meio de análise de dados inteligente, que os consumidores digitais estão mais propensos a fazerem investimentos, esses representam 43% dos investidores. Eles conseguiram números ainda mais específicos, os indicativos mostram que cerca de 23,8% está para cartões de varejo, e 21,9% para e-commerce.


A resolução foi possível graças a detecção de perfis e mapeamento de clientes digitais, através da análise de comportamento dos consumidores. A partir desses indicativos, a Cinnecta pode auxiliar outras empresas no direcionamento de marketing assertivo, com uma definição mais precisa do público alvo. E tudo isso utilizando alguns dados simplórios que podem passar desapercebidos da maioria (classe social, perfil familiar, preferência por bancos tradicionais, interesse por viagens etc.), mas que fazem diferença para a ciência de dados.



A chance de mudar e evoluir está expandindo, mas o primeiro passo quem dá é você! Que tal ter uma ajuda especializada? Faça agora mesmo sua consultoria.💙


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