window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); Como aplicar a metodologia ágil na rotina empresarial utilizando a tecnologia?
top of page

Como aplicar a metodologia ágil na rotina empresarial utilizando a tecnologia?




Equilibrar tantas demandas, que variam de setor para setor, se adaptar à mudanças de forma rápida e segura, são alguns dos desafios mais comuns no cotidiano empresarial. Ter o controle de forma saudável sobre as atividades, os imprevistos e conflitos, pode parecer impossível, mas com uma organização de tarefas inteligente e estratégica, é possível aumentar a produtividade e qualidade das tarefas.

De acordo com o artigo da socióloga Tracy Brower, para a Fast Company, coordenar muitas atividades, permanecer forte o suficiente para suportar os obstáculos e equilibrar demandas que vão além do trabalho, como saúde e relacionamentos, são alguns hábitos que contribuem para o aumento da agilidade.

A filosofia do Método Ágil

Em 2001, um grupo de profissionais em desenvolvimento de software, desenvolveu uma declaração de princípios e valores fundamentais para suas atividades no meio tecnológico. Eles tinham a mesma visão sobre os métodos de trabalho e assim nasceu a Metodologia Ágil, que pode ser considerada uma filosofia de desenvolvimento de atividades. Alguns dos valores deste método consistem em:

● Priorizar a satisfação do cliente em todos os processos

● Ter flexibilidade diante de mudanças em projetos e rotina

● Aumentar a produtividade em cada fase do processo de trabalho

● Desenvolver e aumentar o entendimento das demandas de clientes e como elas podem ser melhor atendidas

Você deve estar se perguntando: mas como a Metodologia Ágil pode ajudar no crescimento da minha empresa?

O método criado para um melhor processo de trabalho na área de tecnologia, é usado também para aumentar a produtividade, com foco em qualidade, em diversos setores, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.

Confira 5 lições do Manifesto Ágil, apresentadas por Tracy Brower em seu artigo para Fast Company, que você pode adotar na sua empresa:

1- Um passo de cada vez

Divida grandes e complexas atividades em segmentos menores e mais objetivos. Assim, você garante uma visualização de prioridades com foco na agilidade e qualidade.

2- Trabalho em equipe

Envolva mais pessoas em seus projetos. Atravessar por dificuldades sozinho (a) pode tornar tudo mais estressante, compartilhe sua jornada com sua equipe de trabalho.

3- Faça experiências

O método ágil permite maior flexibilização, você pode testar diferentes ordens e maneiras de dividir e executar essas tarefas. Se falhar, vai falhar cedo e pode mudar a estratégia de forma rápida sem comprometer a qualidade e a produtividade.

4- Envolva o cliente

Manter seu cliente envolvido nas atividades é fundamental para o sucesso do processo ágil. Por isso, não deixe de pedir feedbacks e buscar melhorias sempre.

5- Foco na melhoria

Falando em melhoria, foque em usar o processo ágil para refletir em quais pontos sua equipe pode melhorar. Nesse método as atividades são feitas em ciclos curtos, assim, é possível dar feedbacks com uma frequência maior, motivando o crescimento de todos.

A tecnologia é muito presente nas atividades do dia a dia e é uma facilitadora para as empresas que buscam o crescimento contínuo, com qualidade e agilidade. A Metodologia Ágil é um grande e bom exemplo disso. Entre as ferramentas que você pode usar para começar a aplicar esse método estão: Project Builder, Microsoft Project Web, Microsoft Planner e Trello.

O Power BI também entra como ferramenta para uma visualização ampla focada em projetos e melhor gerenciamento de dados, com função de armazenamento para determinadas informações e criação de relatórios funcionais. Se você quer conhecer mais possibilidades de como usar a tecnologia a favor do crescimento da sua empresa, entre em contato os dataholics.

bottom of page