window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); Além dos dados – Tableau e suas funcionalidades
top of page

Além dos dados – Tableau e suas funcionalidades

O dataholic Ádans Ádpool, vai nos contar sobre as funcionalidades da Tableau enquanto ferramenta de auxílio para uma melhor performance em análise de dados. Conheça agora as possiblidades que essa inovação oferece!


Há tempos, na maioria das empresas, as planilhas de Excel desenvolvem um papel fundamental nas análises de performance no aspecto geral e de cada departamento. Mesmo assim, sempre existe um recurso chave, que nesse caso é a pessoa responsável por recolher essas informações muitas vezes em relatórios de sistemas e apontamentos manuais. Mas se essa pessoa por qualquer motivo (e eles podem ser muitos) tem que se afastar do trabalho, fazer com que as informações cheguem no seu destino se torna uma tarefa árdua.


Se você se identificou com esse cenário ou parte dele, eu tenho uma notícia que mesmo não sendo nova, continua relevante para empresas que não querem ficar para trás na era da evolução tecnológica, desencadeada pela revolução dos dados.


A Tableau Software


Já antecipando essa tendência, em 2003 dois rapazes resolveram pensar fora da caixa, ao trabalhar para construir uma ferramenta que não serviria somente para exibir gráficos mais bonitos, ou trabalhar com muitas fontes de dados. Chris Stolte, um renomado especialista em banco de dados, e Pat Hanrahan (especialista em visualização digital e cofundador da Pixar) trazem para o mercado a Tableau com a missão de democratizar a análise fundamentada em dados, e fazer com que ela seja capaz de processar uma quantidade cada vez maior de informação. A história da Tableau é quase que simultânea a alguns termos bem conhecidos hoje, como: Big Data, cultura Data Driven, Data Warehouse e outros termos usados cada vez mais em empresas de todos os tamanhos.


Como havia dito, o objetivo principal de todas as soluções desenvolvidas pela Tableau, tem o lema de trazer a possibilidade de ver e explorar as informações que os dados nos mostram.


Agora pensando não mais para trás e sim para onde estamos, e onde estaremos num futuro próximo, posso dizer com certeza que se você e sua empresa pensam em trazer toda essa filosofia de decisões baseadas em dados para dentro de seus planejamentos e ações, ter um projeto usando Tableau como ferramenta de visualização e exploração é a escolha mais efetiva. Se ainda assim, não se convenceu das decisões que deve tomar, vou pontuar o que torna essa plataforma única e com potencial ilimitado na transformação digital da sua empresa.


  • Ver e Explorar

Desde o primeiro lançamento até o mais atual, a Tableau traz como principal característica o ideal de possibilitar que, desde o nível hierárquico mais baixo, até o topo da pirâmide obtenha-se visão pertinente de seus principais indicadores. Podendo usufruir de gráficos e dashboards já construídos ou desenvolvendo eles mesmos suas análises.


  • Uma plataforma completa

Usando toda a sua experiência de mais de 18 anos, a Tableau tem em seu portifólio produtos que se completam na missão e causaram uma revolução digital para o universo dos dados, e consequentemente a forma como os enxergamos.


Dentro dessa linha de produtos, um de grande importância é o Tableau Desktop, que é onde são construídas as análises e visões. O Server para publicações e compartilhamento dos desenvolvimentos criados pode ser tanto na modalidade local (Tableau Server) ou no modelo utilizando os servidores da própria Tableau (Tableau Online). E o caçula dessa família o Tableau Prep que veio para sanar a necessidade de tratar os dados antes de serem usados no Tableau Desktop. É uma ferramenta sólida de ETL (extração, transformação, carregamento) totalmente integrada aos outros produtos da plataforma.


  • Visões cada vez mais atraentes

Dentre as características que também acompanham a plataforma desde o seu início, está sua visão atraente, interativas e personalizada. Em apenas alguns cliques é possível criar um gráfico com detalhes de cor, formato de letras e filtros específicos, e publicá-lo para ser compartilhado com todos de sua diretoria. Ou então, se quero uma visão mais complexa com um pouco mais tempo, é possível desenvolver gráficos e painéis altamente personalizados de acordo com sua necessidade.


  • Fontes de dados

É possível utilizar como fonte de dados várias ferramentas de bancos de dados, como por exemplo o CRMs e Google Ads, entre outras opções. Outra característica essencial da plataforma Tableau é a superioridade em comparação com seus principais concorrentes no quesito processamento de dados. A forma com a qual a Tableau consegue trabalhar com uma grande quantidade de dados sem perder desempenho em performance, é um diferencial extremamente relevante, visto que, as quantidades de dados gerados só tendem a aumentar.


Estar preparado para cenários de Big Data cada vez mais complexos, exige que sua ferramenta de visualização seja capaz de suportar essa demanda.


  • Comunidade

Uma parte importante para a contínua melhoria dos produtos da plataforma Tableau é sua comunidade. Com mais de 220.000 usuários em seu portal de compartilhamento público (Tableau Public) ela oferece uma ajuda nos momentos de desafios, também com termômetro de novas funcionalidades e possíveis correções para melhorar ainda mais os produtos Tableau.


Por fim ressalto que estamos em um caminho sem volta, e onde quem já trabalha com essa cultura de análise de dados está alguns passos à frente de quem ainda não tomou uma decisão inteligente.


Entender o passado, identificar possíveis soluções para o presente e projetar o futuro de maneira mais eficiente e inclusiva, a troco de ter mais pessoas observando e analisando as informações de sua empresa, pode ser o diferencial para uma mudança de patamar superior, ou em um cenário mais drástico, assinar seu possível atestado de óbito digital caso não acompanhe a inovação.



Gostou desse artigo? Então curte, comenta e compartilha!💙💻



bottom of page