window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); Como a Coopercitrus está impulsionando seu crescimento com a tecnologia
top of page

Como a Coopercitrus está impulsionando seu crescimento com a tecnologia

Neste artigo, você vai conhecer a Coopercitrus, empresa referência no setor do agronegócio que está investindo em tecnologia para impulsionar seu crescimento. Vamos compartilhar cases reais aplicados na empresa e os resultados dessas aplicações. Boa leitura!



agronegócio

A importância do setor do agronegócio


O agronegócio é um dos setores que mais se destaca no cenário econômico brasileiro. E, para além das fronteiras do país, esse setor influencia diretamente a economia global e o abastecimento alimentar mundial.


Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), em 2022 o agronegócio alcançou a participação de 24,8% no PIB total. Em 2021, a participação do agronegócio no mercado brasileiro foi de 20,21%. (Fonte: CEPEA-Esalq/USP).


Esses dados reforçam a importância do setor, que está em constante crescimento, para a economia do país como um todo, movimentando ações, gerando empregos e oportunidades para a indústria e pessoas.


Qual é o papel da tecnologia no agronegócio?


Diante do atual cenário, o uso estratégico da tecnologia se tornou um fator fundamental para impulsionar as empresas do setor do agronegócio.


Com avanços significativos em áreas como agricultura de precisão, automação, análise de dados e IoT (Internet das Coisas), as empresas agrícolas têm acesso a ferramentas cada vez mais sofisticadas para otimizar suas operações.


O papel principal da tecnologia, é capacitar as empresas do setor agro para enfrentarem os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.


Benefícios do uso da tecnologia no setor agro


Produtividade

Um dos principais benefícios do uso da tecnologia no agronegócio é a melhoria da produtividade. As estratégias certas, não apenas aumentam a eficiência dos processos, mas também reduzem custos e impactos ambientais.


Melhoria na tomada de decisão.

A tecnologia desempenha um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas.

Por meio de análises de dados agrupados de diversas fontes, os produtores podem identificar padrões, prever safras e mitigar riscos, garantindo uma gestão mais eficaz e orientada por dados.


Redução de riscos

O agronegócio está pautado em diversos riscos, como: pragas, variações climáticas, doenças nas plantas, flutuações de mercado, preço das commodities.

Com isso, monitorar e fazer gestão de riscos pautada em dados é essencial para minimizar tais riscos.


Como a Coopercitrus está utilizando a tecnologia ao seu favor


A Coopercitrus é uma das maiores cooperativas do Brasil no setor agrícola. Com mais de 60 filiais e uma carteira de associados que ultrapassa os 38 mil agropecuaristas, a empresa se destaca como uma referência na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas.


Para seguir com sua jornada de sucesso, a Coopercitrus está investindo em tecnologias avançadas e, com isso, mantendo seus propósitos:


  • Entregar resultados sustentáveis aos cooperados e sociedade;

  • Integrar produtos e serviços com soluções inovadoras que agreguem valor ao sistema agropecuário;

  • Cooperação e ética como forma de desenvolvimento econômico e socioambiental;

Case Coopercitrus: 3 frentes de aplicação

Nesse contexto de inovação, a Coopercitrus é um case de sucesso para a Dataside e, como nossa cliente, ver seu avanço mostra que estamos no caminho certo como consultoria focada em dados, IA e negócios.


Os especialistas da Dataside desenvolveram 3 projetos, que consistem em um app para cada necessidade da Coopercitrus:


  1. App Irrigação

  2. App Compendio Portfólio de Produtos

  3. APP Checklist Ambiental

App Irrigação

Para sanar dores como falta de confiabilidade nos dados e lentidão no imput, além da falta de visibilidade de novos clientes, entregamos o projeto que consiste em uma integração entre Power Apps, Power Automate e SharePoint para automatizar os procedimentos de cadastro.


Com o aplicativo para cadastro de clientes e irrigação, o vendedor terá a capacidade de inserir informações manualmente, enquanto o sistema se encarregará de verificar a integridade dos dados, assegurando o preenchimento de todos os campos obrigatórios.


Dessa forma, os responsáveis poderão facilmente acompanhar o andamento dos registros de forma visual e eficaz, diretamente na tela de acompanhamento, e avançar conforme cada etapa de aprovação.


Entre os benefícios desse projeto estão: confiabilidade nos dados, agilidade no preenchimento de dados e ganho de tempo do vendedor.

App Compendio Portfólio de Produtos

Com um portfólio de mais de 8 mil produtos, os vendedores utilizavam uma planilha onde os itens estavam cadastrados, o que não fornecia uma apresentação amigável para os clientes e dificultava o acesso aos produtos, com isso a perda de oportunidades era muito alta.


Os vendedores precisavam de um APP para que, de acordo com as necessidades dos clientes, como plantação e tipo de praga agrícola que enfrentam, conseguissem oferecer o produto certo e na dose certa.


Com isso, foi desenvolvida uma aplicação via Power Apps para centralizar os produtos, que utiliza filtros inteligentes para que o vendedor encontre rapidamente o que cada cliente precisa.


Entre os benefícios desse projeto estão: confiabilidade nos dados, agilidade na procura de produtos e maior conversão de vendas.

APP Checklist Ambiental

Com diversas filiais no Brasil, havia dificuldade para manter o controle e se preparar para eventuais fiscalizações ambientais.


Esse processo era feito antes com papel físico, o que trazia lentidão e falhas humanas no preenchimento e aprovações. Além disso, era difícil ter um histórico de todas as aprovações e não era possível anexar evidências das vistorias aos processos.


Nesse contexto, o APP foi desenvolvido para auxiliar o Departamento Ambiental a mapear e gerenciar inspeções ambientais internas da empresa, a fim de mantê-las dentro as exigências governamentais.


A solução é uma aplicação via Power Apps, para que cada filial fique responsável por informar o Departamento Ambiental Central de sua atual situação, e informá-los sobre ações corretivas para não-conformidades ambientais encontradas em inspeções internas.


Entre os benefícios desse projeto estão: confiabilidade nos dados, agilidade no preenchimento de dados, ganho de tempo do vendedor, vínculo de imagens aos processos e registro/histórico das vistorias.

Quer saber mais sobre possibilidades de aplicação de tecnologia avançada no seu negócio?

bottom of page