window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); A importância das linguagens M e DAX no Power BI
top of page

A importância das linguagens M e DAX no Power BI




As linguagens M e DAX são frequentemente confundidas ou comparadas por quem estuda e trabalha com Power BI, mas cada uma tem sua importância e cada característica é fundamental para determinadas atividades. Infelizmente, muitos profissionais acabam não aproveitando o potencial de cada linguagem por falta de conhecimento, o que pode levar a grandes prejuízos.

Vamos entender melhor cada uma?

Linguagem M

A linguagem M foi criada especialmente para o tratamento de dados dentro do Power BI. Tratar os dados é quando o profissional precisa converter texto de minúsculo para maiúsculo, tirar acentos ou espaços em excesso, por exemplo.

Linguagem DAX

A linguagem DAX é projetada para análise de dados. Com ela é possível analisar informações complexas através de aplicações de filtros personalizados de acordo com a necessidade de cada demanda.

– Com DAX é possível obter informações relevantes como a quantidade de vendas em um determinado período.

– Também é possível fazer comparativos de dados, como analisar um faturamento atual em relação ao mesmo período do ano anterior, por exemplo.

Apesar de existir preferências de uso das linguagens entre os profissionais, não existe a melhor ou a pior, já que vai depender do objetivo de cada ação, pois cada linguagem foi projetada para um uso em específico. Sabemos que é possível usar DAX em lugar de M e vice-versa, mas é fundamental entender que tentar adaptar um ferramenta para realizar uma atividade para qual ela não foi projetada vai demandar mais tempo, esforço e consequentemente, gerar prejuízos.

São inúmeras as possibilidades que o Power BI pode oferecer para você e seu negócio, mas para que o crescimento seja uma realidade, é importante contar com o apoio de profissionais que entendam o objetivo de cada ação e saibam escolher a melhor forma de realizar as atividades pensando na qualidade, tempo e resultados. É o conjunto da ferramenta certa com os profissionais certos que vai impulsionar o crescimento da sua empresa.

Quer conhecer as possibilidades do Power BI? Agende uma conversa agora mesmo com os nossos dataholics.

bottom of page