window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); A importância da IA para a detecção de novos casos do COVID-19
top of page

A importância da IA para a detecção de novos casos do COVID-19

Hospital localizado no Vale do Paraíba utiliza a ajuda da Inteligência Artificial para detectar novos casos do Covid-19.



Por meio de uma câmera térmica, o totem instalado na recepção do hospital consegue diagnosticar as pessoas que chegam e que estão com febre (um dos principais sintomas do coronavírus). O mesmo procedimento foi realizado em um Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.



Sumário

Como o sistema funciona?

Para identificar se uma pessoa está com febre o sistema utiliza um algoritmo de reconhecimento facial. A solução consegue identificar e analisar o rosto do paciente além de extrair os pontos referentes ao canto e ao redor dos olhos, descartando os ruídos fisiológicos, como suor por exemplo. Após a detecção do rosto, entra em ação a detecção de temperatura, a intenção deste sistema é registrar apenas os pontos do canto dos olhos, onde estão os canais lacrimais e descartar casos de febre menores que 38°C.

Implantação do sistema similar em São José dos Campos

Esse tipo de tecnologia existente permitiu que a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, instalasse um programa parecido com o descrito acima há cerca de uma semana. O equipamento foi instalado, também, na recepção do hospital e apita quando alguém no ambiente apresenta temperatura corporal superior a 38°C. A escolha de deixar o aparelho na entrada – recepção – foi fundamental para detecção prévia de possíveis pacientes infectados.

“A grande vantagem encontrada nesse aparelho é a seleção de pessoas dentro de um ambiente em que não se espera a pessoa estar com sintomas. Diferente da “Ala Covid” onde já se sabe que a pessoa está infectada”. Carlos Maganha, Diretor Técnico do Hospital Municipal de São José dos Campos.

Além de detectar, proativamente ,a febre em pessoas o sistema contribui para o processo de triagem, descartando a presença full-time de um profissional para detectar se um paciente está com febre.

“Um dos grandes problemas de detecção pelo Covid-19 é essa: muitas pessoas não apresentam o sintoma. O aparelho colabora para que pessoas assintomáticas sejam tratadas antes mesmo de adentrar ao hospital e acabar contaminando outros”. Carlos Maganha, Diretor Técnico do Hospital Municipal de São José dos Campos.

O que isso tudo quer dizer?

Hoje, o Machine Learning (aprendizado de máquina), assim como o Deep Learning (aprendizagem aprofundada), permite automatizar respostas ao usuário a partir da inteligência artificial e de big data e está sendo utilizado na saúde, mas ele também pode ajudar a sua empresa a crescer.

Como a IA pode ajudar o meu negócio?

Existem inúmeras possibilidades para a Inteligência Artificial contribuir para o desempenho da sua empresa por meio do reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado.

Aproveitamos para elencar alguns benefícios que o manuseio de dados, de forma inteligente, pode ajudar você:


Cruzamento de dados para detectar problemas


Economia de energia em empresas


Análise de padrões interno


Análise de padrões externo (clientes e mercado de atuação)


Navegação inteligente


Leitura e análise de documentos técnicos (principalmente os mais complexos)



Gostou dessa matéria? Acompanhe nossas redes sociais, iremos abordar com mais detalhes cada um dos termos citados aqui.

bottom of page