Você conhece o Databricks?

Neste artigo você vai conhecer a plataforma, suas vantagens, características e casos de uso. Boa leitura!





Que a tecnologia impulsiona o crescimento de empresas, dos mais variados nichos, não é mais novidade. Mas, infelizmente, ainda que isso seja claro para quem está disposto a ver seu negócio em ascensão, para muitos empresários e empreendedores, a tecnologia ainda é vista como custo, e não investimento.


A falta de conhecimento sobre esse universo de possibilidades é o fator limitante. Não entender o porquê de cada tecnologia, o que há por trás das tomadas de decisões assertivas e de projetos inovadores, faz com que grandes oportunidades sejam perdidas.


Por isso, neste artigo vamos apresentar o Databricks, e assim abrir caminhos para novos conhecimentos em tecnologia e, com isso, novas possibilidades de crescimento.



O que é o Databricks


“Todos os seus dados, análises e IA em uma plataforma lakehouse” essa á a definição que você vai encontrar assim que acessar o site do Databricks, uma plataforma colaborativa - desenvolvida pelos mesmos criadores do Apache Spark, que possibilita que os times de engenheiros de dados, cientistas de dados e engenheiros de Machine Learning trabalhem em um mesmo ambiente.


Com isso, ao invés de cada time ficar limitado em suas atividades e, consequentemente, limitando oportunidades, com o Databricks os profissionais têm mais liberdade para criar novas possibilidades, gerar mais insights. De forma simples, aberta e colaborativa.


“Ele é construído em código aberto e padrões abertos para maximizar a flexibilidade. E seus recursos colaborativos nativos aceleram sua capacidade de trabalhar entre equipes e inovar mais rapidamente.” - Databricks



Plataforma Lakehouse


Vamos voltar um pouco na parte do texto em que foi mencionado sobre a definição do Databricks, sendo “plataforma lakehouse” uma parte muito importante.

Para entender melhor essa importância, compartilhamos com você esse trecho de um dos artigos do blog Databricks:


O lakehouse é uma nova arquitetura de gerenciamento de dados que simplifica radicalmente a infraestrutura de dados corporativos e acelera a inovação em uma época em que o aprendizado de máquina está pronto para revolucionar todos os setores. No passado, a maioria dos dados que entravam nos produtos de uma empresa ou na tomada de decisões eram dados estruturados de sistemas operacionais, enquanto hoje muitos produtos incorporam IA na forma de visão computacional e modelos de fala, mineração de texto e outros. Por que usar um lakehouse em vez de um data lake para IA? Um lakehouse oferece controle de versão de dados, governança, segurança e propriedades ACID que são necessárias mesmo para dados não estruturados.”

As principais características de um Lakehouse, também abordadas no blog Databricks, reforçam o porquê de se um investimento assertivo para as empresas. Sendo elas:


● Suporte a transações;

● Aplicação e governança de esquema;

● Suporte de BI;

● O armazenamento é desacoplado da computação;

● Formatos de armazenamento com abertura;

● Suporte para diversos tipos de dados, desde dados não estruturados a dados estruturados;

● Suporte para diversas cargas de trabalho;

● Streaming de ponta a ponta



Casos de uso

Com uma plataforma construída para proporcionar fluxos de trabalhos simplificados e que permitem interação entre engenheiros de dados, cientistas de dados e engenheiros de Machine Learning, pode-se esperar só vantagens, como ter vários tipos de visualizações de dados, criação e compartilhamento de painéis, extrair excelentes insights, desenvolvimento de modelos e gerenciamento de testes.

Confira alguns casos de uso compartilhados na documentação do Databricks:


● Aplicação de análises avançadas para aprendizado de máquina e processamento de gráficos em escala;

● Aprendizado profundo para aproveitar o poder de dados não estruturados, como IA, interpretação de imagens, tradução automática, processamento de linguagem natural e muito mais;

● Armazenamento de dados rápido, simples e escalável;

● Detecta ameaças proativamente com ciência de dados e IA;

● Analisa dados de IoT de séries temporais e sensores de alta velocidade em tempo real;

● Facilita a execução das solicitações de titulares de dados do GDPR.



Conte com profissionais especializados

Como podemos ver, o Databricks é uma plataforma indispensável para quem quer ter vantagem competitiva em relação aos concorrentes, evoluir e reduzir riscos. A melhor estratégia aqui, é unir a tecnologia certa com profissionais especializados. Lembra que a falta de conhecimento é o fator que limita empresários e empreendedores de investirem em tecnologia?


Algumas empresas pagam por plataformas e ferramentas incríveis como o Databricks, mas não contam com profissionais munidos de conhecimento para atuar da melhor forma possível, para aproveitar os recursos com inteligência e estratégia e, com isso, trazer resultados reais. Por isso, acabam com prejuízos e frustrações, deixando de ver a tecnologia como investimento e sim como custo.


Então, agora que você conhece o Databricks, vem conhecer o time de Advanced Data Analytics da Dataside. Assim, você vai contar com profissionais especializados que atuam na plataforma para que cada vez mais empresas sejam orientadas a dados e tomem decisões inteligentes.


Ficou com alguma dúvida? Quer conversar sobre a plataforma? Entre em contato com a gente!


Pensou em dados. Pensou Dataside. 💙🚀