window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); Forum posts
top of page

Posts do fórum

Danilo Lima
16 de fev. de 2023
In Power BI
Criar uma tabela calendário é quase que obrigatório em projetos de BI, pois, além de permitir a segmentação de dados por data (segmentação muito comum em qualquer relatório), permite também criarmos medidas de inteligência de tempo para enriquecer nossas análises. Neste artigo gostaria de apresentar a vocês uma maneira rápida e fácil de criar uma tabela calendário completa através da ferramenta Bravo for Power BI. O Bravo for Power BI é uma ferramenta gratuita de código aberto que ajuda você a criar um modelo do Power BI com uma interface de usuário simples. Download: https://github.com/sql-bi/Bravo/releases/tag/v1.0.1 Documentação: https://docs.sqlbi.com/bravo/ Após a instalação você precisará acessar o menu Ferramentas Externas e clicar em Bravo no arquivo pbix. Importante: para que consigamos criar nossa tabela calendário através do Bravo, é preciso que a configuração de Inteligência de dados temporais esteja desabilitada no seu arquivo pbix. Para desativar essa opção, acesse a guia Arquivo > Opções e Configurações > Carregamento de Dados. Para iniciarmos a criação da nossa tabela calendário, dentro do Bravo, clique na opção Gerir Datas. Calendário Na guia Calendário definiremos o formato do nosso modelo de calendário e qual será o primeiro dia da semana. A configuração de Modelo é interessante para quando precisamos criar uma tabela com período fiscal diferente, podendo indicar um mês diferente de janeiro como sendo o primeiro mês do ano. Intervalo Na guia Intervalo definiremos o intervalo de datas da nossa tabela, indicando o ano inicial e o ano final. Caso não preencha esses campos, o intervalo é definido de forma automática com base no seu modelo de dados. Neste exemplo estou indicando que o ano inicial será 2020 e deixando o ano final automático. Você pode indicar como será essa verificação automática de datas do seu modelo. Datas Na próxima guia, Datas, podemos definir a região e o nome da nossa tabela. Feriados Aqui podemos adicionar uma tabela de feriados ao nosso modelo, permitindo a seleção do País destes feriados. Análise de Tempo Esta última guia permite você criar de forma automática várias funções DAX de inteligência de tempo com base nas medidas que existem no seu modelo. É uma opção bem interessante, que pode aumentar bastante sua produtividade. Porém, indico avaliar bem a utilização de função, pois, como não é possível escolher quais tipos de medidas de tempo você quer que o Bravo crie, talvez ele adicione várias que você nem vai utilizar (são mais de 30 medidas de inteligência de tempo geradas 😱). Após realizar todas as configurações desejadas, clique no botão Pré-visualização de Alterações localizado no final da tela para prosseguir. Aqui você conseguirá ver uma previa de como ficará sua tabela calendário. Importante: note que além da tabela calendário, algumas outras tabelas auxiliares serão criadas, porém definidas como ocultas. É possível pré-visualizar também as medidas de tempo que serão criadas, inclusive a expressão utilizada em cada uma delas. Para finalizar a criação, clique no botão Aplicar Alterações e retorne para o seu arquivo pbix para visualizar as mudanças. Pronto, agora você já tem uma tabela calendário completa no seu modelo. Conclusão Em resumo, criar uma tabela calendário é uma etapa fundamental em projetos de Business Intelligence, e o Bravo para Power BI é uma ferramenta gratuita e de código aberto que pode tornar esse processo rápido e fácil. Com as configurações adequadas, é possível criar uma tabela calendário completa e ainda enriquecer suas análises com medidas de inteligência de tempo. Não deixe de experimentar essa ferramenta e aumentar sua produtividade em seus projetos de BI.
Como criar uma tabela calendário completa com Bravo para Power BI content media
3
3
389
Danilo Lima
14 de fev. de 2023
In Power BI
Recentemente, em um dos projetos que estava atuando, foi solicitado a criação de um visual em tabela, como o exemplo abaixo: Aparentemente uma simples tabela, não é? A primeira coluna seriam itens da tabela dimensão e as demais são medidas individuais. Porém, ao iniciar o desenvolvimento, fui me deparando com alguns “obstáculos” que tornariam essa demanda mais complexa do que aparentava: Determinados itens (% das receitas) apresentam seu resultado no formato percentual e não absoluto como as demais linhas. Os itens da primeira coluna não são derivados de uma única dimensão do modelo e sim de 3 colunas distintas. Por exemplo, o item “RECEITA” é encontrado na coluna “Tipo 1”, já o item “Impostos” é encontrado na coluna “Tipo 3”. Importante ressaltar que o visual não se trata de uma matriz com hierarquias. Meu primeiro pensamento para resolver isso seria criar medidas para representar cada item e configurar a tabela para "Alternar valores para linhas”. Porém, isso não funciona quando preciso ter as demais colunas como outras medidas. Então, a solução encontrada foi trabalhar com grupos de cálculos através do Tabular Editor. O Tabular Editor é um editor offline de Modelos Tabulares para Power BI e Analysis Services. Com essa ferramenta você pode manipular medidas, colunas calculadas, pastas, perspectivas e traduções. Documentação Tabular Editor: https://docs.tabulareditor.com/ Instalação: https://github.com/TabularEditor/TabularEditor/releases/tag/2.17.2 A solução consistiu em criar um item calculado para cada linha da tabela, permitindo que eu inserisse a expressão necessária para cada linha individualmente. Veja como foi o processo: Após instalar o Tabular Editor, você precisará acessar o menu Ferramentas Externas e clicar em Tabular Editor do arquivo pbix. Para criar um grupo de cálculo, clique com o botão direito em Tabela e depois selecione Create New > Calculation Group. Depois, é necessário criar um item de cálculo para cada uma das linhas que teremos na tabela. Para isso, clique com o botão direito no grupo de cálculo que você criou e selecione Create New > Calculation Item. Após criar o item, escreveremos a expressão que ele representa. No exemplo abaixo (RECEITA), quero que esse item calcule a medida do contexto, considerando apenas o item RECEITA da coluna FCH_TIPO1 da tabela f_Fechamento. Nota: a medida “SELECTEDMEASURE” fará referência à medida que está atualmente no contexto quando o item de cálculo é avaliado. Para as linhas que precisam apresentar os valores num formato diferente é só especificar na guia Format String Expression. Após criar todos os itens de cálculo necessários clique em Salvar e retorne para o arquivo pbix. Ao retornar para o relatório, clique em Atualizar agora para que as mudanças sejam aplicadas no modelo. O grupo de cálculo criado ficará disponível como uma nova tabela no seu modelo, sendo possível utilizá-lo como uma coluna nos visuais do relatório. Por fim, foi só inserir a coluna no visual. Veja como ficou o resultado da tabela no Power BI: Em resumo, o Tabular Editor é uma ferramenta valiosa para qualquer pessoa que trabalhe com modelos de dados no SSAS. Com sua interface fácil de usar, recursos de validação e suporte a scripts DAX, ele ajuda a acelerar o processo de desenvolvimento e garantir a integridade dos dados.
Utilizando Grupos de Cálculo no Power BI com o Tabular Editor content media
2
0
40

Danilo Lima

Mais ações
bottom of page