window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); SP_SHOWINDEX V2
top of page

SP_SHOWINDEX V2

Boa noite galera, essas últimas semanas vim trabalhando na procedure SP_SHOWINDEX revendo alguns códigos, implementando algumas dicas que foram passada pelo pessoal, melhorando performance e corrigindo alguns gaps, se você ainda não conhece a SP_SHOWINDEX dê uma olhada no link abaixo:

Abaixo um pouco das mudanças, acredito que esta procedure esteja ficando muito boa, esta me ajudando muito nos últimos tempos, sou suspeito de falar então baixa, utiliza e deixa sua opinião ou alguma dica para estarmos sempre melhorando ela.




index-duplicate

@IS_DUPLICATE é um parâmetro novo adicionado na versão 2.0 onde quando especificado o valor 1 para esse parâmetro é feito uma varredura em todos os índices afim de encontrar duplicidades, o result set é ordenado pelo nome do índice e suas duplicidades. O que é levado em consideração para retornar o índice duplicado é apenas os campos que compõe o índice e sua ordem na chave, não é levado em consideração o INCLUDE do índice para essa validação.




tb-like

Nessa atualização foi implementado a busca pelo LIKE, onde você não precisa saber o nome completo da tabela e pode utilizar expressões regulares para filtrar a tabela que deseja dentro do %%.

Expressões regulares no SQL Server https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms174214.aspx



index-like

Na versão 2.0 foi introduzido também o parâmetro @INDEX_NAME onde você pode fazer filtro pelo nome do índice ou parte dele utilizando expressões regulares assim como já citado acima.




index-details

Outra novidade foi uma dica deixada nos comentários do post da SP_SHOWINDEX pelo Renato Siqueira. Foi implementado dentro do parâmetro @INDEX_DETAILS para retornar informações sobre particionamento, como podemos ver acima no print, é retornado o ‘partition_scheme’, ‘file_groupname’, ‘funciton_name’ e ‘partitions’ do índice.




index-fragmentation



diversos-parametros

Exemplos combinando diversos parâmetros.

Vemos que os parâmetros podem ser flexíveis e temos informações ricas sobre os índices de forma mais fácil e pratica, espero que essa procedure possa ajudar a muitos em seu dia-a-dia.

Algumas coisas estão sendo estudadas para implementar na próxima release, entre elas quero adicionar ‘Indices In-Memory’ e ‘Column Store índices’, estou pensando também em compilar uma versão da SP_SHOWINDEX para SQL Database, aos poucos vamos chegando no objetivo.

Bom galera é isso faça o download da versão 2.0 da SP_SHOWINDEX e avalie a sua usabilidade, não esqueça de deixar sua opinião ou dica, é muito importante para conseguirmos evoluir cada vez mais, até a próxima!

Link para download:

Atualizado em 06/01/2017 18:30 – Corrigido problema com o parâmetro  @IS_DUPLICATE.

Reginaldo Silva

bottom of page