window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

O que é OCR? Quais os benefícios?

Você provavelmente está precisando, ou pode fazer bom uso da implementação da tecnologia OCR e ainda não sabe. Vem conferir tudo sobre essa tecnologia!


Optical Character Recognition, o OCR


Apesar de estar no mercado há algum tempo, o reconhecimento óptico de símbolos vem se consolidando ainda mais graças ao avanço da Inteligência Artificial e adjacências – como machine learning e deep learning – já que ambas tornam seu funcionamento mais potente e preciso.


Para quem quer ir além, o OCR é uma base incrível para estratégias inovadoras. A tecnologia pode ser muito útil para resolver alguns problemas simples, mas que custam tempo e dinheiro para empresas que ainda não conhecem o processo.


O que é OCR?


Trata-se do reconhecimento de texto em imagens e sua conversão digitalizada. Ou seja, se você possui uma foto, PDF ou até mesmo algo manuscrito é possível digitalizar as informações em formato textual através do reconhecimento óptico de símbolos.


Essa é a principal base de funcionamento da tecnologia OCR, ela também é capaz de converter o texto recolhido em dados inteligíveis pela máquina e analisá-los fazendo comparações com o banco de dados interno.

A partir dessa funcionalidade podemos pensar em algumas aplicações vantajosas para o OCR, certo? Só precisamos partir do pressuposto de que através de um rápido escaneamento digital – através de um celular ou impressora – uma máquina pode converter imagens em texto, documentos em informações analisáveis e comparativas e exibir resultados em segundos.


Como o OCR é aplicado?


Esse artifício pode ser útil para diversos setores do mercado e pode ser usado de maneira simples (utilizando qualquer dispositivo capaz de captar imagens), sendo adaptado para segmentos como:

  • Segurança

  • Verificação de identidade ou dados

  • Armazenamento de arquivos

  • Estoque

  • Cadastramento (pessoas, objetos e etc)

  • Pagamento

  • Repasse de informações

  • Digitalização de documentos

  • Busca de informações em banco de dados


Vantagens da aplicação OCR


Bem como opções para utilizar esse tipo de processo, as vantagens também se aglomeram para quem opta por utilizar OCR. A verdade é que este processo se trata de uma automação de um serviço antes executado por pessoas com outras funções a se preocupar, e faz parte da transição digital de muitas empresas que acompanham o que a indústria 4.0 tem a oferecer.


A tecnologia OCR facilita e agiliza a busca por informações, além de poupar custos e ser sustentável ao extinguir a necessidade de manter documentos físicos empilhados em um arquivo. Processos de identificação e cadastro podem ser mais rápidos com um simples escaneamento do documento oficial e o reconhecimento digital das principais informações para cadastro.


No setor varejista o ganho de tempo pode ser ainda mais vantajoso, o vendedor pode buscar através de um aparelho celular, qualquer variação de um produto solicitado no estoque, ou até mesmo buscar as informações de registro de um cliente. De maneira similar, o atendimento de saúde pode ser agilizado buscando ou cadastrando todas as informações de um paciente diretamente no banco de dados com visualização e alteração simples.


OCR aplicada à Inteligência Artificial


Caso você ainda esteja se perguntando sobre os feitos reais da tecnologia OCR, podemos explorar o case da Oncoclinicas, que oferece serviços médicos no Brasil desde 2010 e é especializada no diagnóstico e tratamento do câncer.


A Onco tinha um problema: muitos pacientes de longa data com histórico de exames e tratamentos em diferentes formatos, o que atrasava o recolhimento de informações e consequentemente o diagnóstico, já o médico precisava ter todas as informações sobre o paciente para chegar à uma conclusão. A solução precisava ser eficiente e rápida, já que o mais crucial para um tratamento efetivo é a identificação precoce da doença.

A Dataside pôs em prática a referenciada tecnologia OCR como base do projeto, e usou pela primeira vez no Brasil o API for health da Microsoft, ganhando reconhecimento internacional da própria empresa pela aplicação no case.


Com a solução fundamentada na tecnologia OCR, os diferentes laudos médicos puderam ser digitalizados em texto inteligente e armazenados de forma estruturada em um banco de dados acessível para visualização e alteração, eliminando a necessidade de papéis e armazenamento físico.


E com o adicional da tecnologia da Microsoft é possível ter um reconhecimento ainda mais preciso e específico, e até mesmo fazer perguntas ao banco de dados, como: “Quantas pessoas vieram aqui no mês passado e foram detectadas com câncer?

Agora, durante as consultas o médico tem acesso a todos os resultados e medicamentos prescritos à um paciente de forma digital e inteligente, ganhando agilidade em diagnósticos precisos e tratamentos mais específicos.


Esse case é um exemplo real da utilização do OCR aplicado à Inteligência Artificial, e também um encorajamento para outras empresas que também precisam automatizar seus processos e ainda não sabiam por onde começar.

Não perca tempo, entre em contato para saber como a Dataside pode ajudar você! 💙

Comments


bottom of page