window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

Listener do AlwaysOn com Dynamic Network Names no Azure

Neste artigo vou explicar sobre esta feature do Azure para realizar conexões no Availability Groups através de um Listener somente com a porta configurada.

Mas antes quero saber de você, olhando para o print abaixo, esse Listener funciona ou não funciona? Cadê meu IP Address?

Recentemente estava subindo um ambiente de teste com AlwaysOn Availability Groups no Azure, e lendo a documentação me deparei com uma feature chamada DNN (Dynamic Network Names), onde a partir do SQL Server 2019 Cumulative Update 8, num Windows Server 2016 temos a possibilidade de substituir a configuração convencional do Listener no Azure (Com Load Balancer, associando IP e etc) para uma configuração que precisa somente de uma porta disponível.

Outros pré-requisitos:

  1. A porta deve ser única entre todas as réplicas do AlwaysOn, nenhuma outra conexão pode compartilhar a mesma porta.

  2. A aplicação tem que suportar o parâmetro MultiSubnetFailover=True na connection string.

Como ele consegue realizar o roteamento do tráfego? Ao criarmos o DNN, internamente ele associa os IPs dos meus nós do AlwaysOn ao nome do Listener:

O ponto forte desta feature é que eliminando o Load Balancer na teoria diminuímos o tempo de failover.

Aqui temos o ambiente configurado:

De dentro do meu servidor primário, realizei a conexão com o Listener:

Farei o mesmo teste de dentro do meu servidor secundário:

Como assim? Não tenho rota de leitura configurada e muito menos especifiquei o parâmetro -K ReadOnly, esse trem funciona mesmo?

Outro pré-requisito é que especifiquemos o nome do Listener mais a porta para que funcione de forma correta o roteamento:

E como realizo a configuração do meu Listener com DNN? A própria Microsoft disponibiliza um Powershell neste link, onde passamos apenas o nome do grupo de disponibilidade, o nome do listener e a porta a ser utilizada.

Espero que tenham gostado e que como pra mim, seja uma novidade para vocês também.

Até a próxima.

Comments


bottom of page