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Gerenciando melhor a sua equipe de vendas

Para qualquer equipe de vendas, ter um controle eficiente e prático de como estão os principais indicadores de prospecção e conversão é essencial, por isso o dataholic Ádans Ádpool vai ensinar como melhorar esse setor na sua empresa. Vem conferir!












O tableau oferece desde o seu nascimento, uma gama enorme de opções de ferramentas e visualizações fortemente ligadas a área de vendas das empresas. Elas podem compreender o entendimento de quais vendedores estão tendo um número regular de contatos de possíveis clientes, se faz muito tempo desde o último contato com um cliente em potencial e principalmente, se minha equipe está convertendo de maneira eficiente os contatos em contratos.


Aqui, usando algumas funções da ação de conjunto do tableau iremos exemplificar um dashboard de controle para equipe de vendas onde todos os indicadores listados acima serão contemplados. Lembrando que os dados são fictícios e serão somente para mostrar os efeitos que cada interação com o dashboard executa.


Primeira análise


Abaixo uma visão geral do nosso dashboard de exemplo:


Logo de início temos uma visão que vai monitorar todos os vendedores ativos e sua performance durante a semana. A ideia aqui é selecionar os vendedores que estão ativos nessa semana, ou nessa campanha em vendas, e ver como foi o desempenho em contatos com clientes e em fechamento de pedidos.


Como visto no exemplo acima, podemos adicionar um, ou vários componentes no conjunto de vendedores ativos. Assim podemos avaliar uma performance individual, ou de uma equipe de vendas.


Entender esse tipo de atuação é muito importante para que em curto prazo possamos avaliar se uma pessoa ou uma equipe está prospectando e de fato convertendo em pedidos esses contatos.


Segunda análise


Já como segunda análise temos uma visão onde podemos selecionar alguns clientes para serem contatados novamente pela nossa força de vendas.

Mais uma vez podemos selecionar individualmente cada cliente, ou uma seleção múltipla adicionando vários clientes no conjunto dos quais devem receber um novo contato.


Otimizar o tempo de nossos agentes de venda apontando quais as prioridades para contato é outro fator importante no sucesso de uma equipe de vendas.


E por fim como indicador de performance individual dos nossos vendedores, temos uma visão que ao serem selecionados os pedidos válidos para o período de análise, iremos observar como cada vendedor está em relação a meta de fechamento de pedidos por vendedor.

Um procedimento normal em equipes de vendas, é existir uma meta de vendas, além de saber como cada vendedor está em relação a meta oferece uma visão exata da performance de cada um.


Cada exemplo desse poderia ser aplicado com outras dinâmicas e de outras maneiras, graças as ferramentas avançadas oferecidas pelo Tableau em sua construção de dashboards.



Se você gostou dos exemplos, ou mesmo tem outras necessidades de gerenciamento, nos procure, pois temos a solução certa para você e sua empresa. E se você se identifica com mais conteúdos como esse leia também sobre como interpretar os dados no Tableau, e compartilhe com o setor inteiro!💙😎

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