Entenda o conceito Data thinking e Design thinking

No artigo de hoje, o dataholic Gilson Castro vai te ajudar a entender de uma vez o que é data thinking e sua aplicação prática, e como bônus a dataholic Letícia Carvalho trouxe o conceito de design thinking. Boa leitura!


O que é Data Thinking?


O conceito de data thinking é definido como uma interseção do design thinking e data Science, é considerada uma abordagem holística que almeja construir e explorar o potencial de dados dentro de uma empresa. Desse modo, o Data Thinking aplica métodos de design thinking para identificar as necessidades do cliente, e maneiras criativas de encontrar novas soluções para enfrentar os desafios através da orientação por dados.

  • Benefícios do Data Thinking:

Um dos principais benefícios do Data Thinking é tornar sua estratégia de dados centrada no usuário, assim a combinação de design e dados gera mais insights profundos com a informação adquirida. Portanto, o desenvolvimento de produtos de dados passa por uma descoberta das necessidades dos usuários finais.


Suas aplicações podem ser em pesquisa de perfil de usuários, análise qualitativa, testes de desempenho etc dessa forma, é preciso desenvolver um conjunto de estratégias criativas que criam novos produtos e serviços com uma visão mais detalhada dos dados em cada etapa do projeto. Vale destacar que a colaboração de equipes multidisciplinares é crucial para o sucesso de produtos de dados.


Dessa forma, o Data Thinking ajuda humanizar o desenho de um produto de dados, afinal devemos colocar sempre o ser humano em primeiro lugar. A empatia com usuário é a chave para construir soluções de impacto e inclusivas através da inteligência artificial desse modo, se fazem necessários brainstormings, prototipagens e testes.


O que é Design Thinking?


É um método para estimular ideação e perspicácia ao abordar problemas relacionados a propostas de soluções. De forma mais clara, é utilizado para criação de projetos e desenvolvimento de produtos, que usa como base o pensamento dos designers. Essa forma de pensar pode ser entendida como o processo de resolução de problemas que leva em conta o ser humano e utiliza princípios de multidisciplinaridade, colaboração e estruturação de ideias e processos.


O sucesso do Design Thinking se deve ao fato da abordagem combinar 3 elementos fundamentais para qualquer projeto:


  1. A sensibilidade presente no universo do design

  2. As ferramentas, estratégias e métodos para atender as pessoas

  3. A tecnologia disponível para solucionar um problema.

Se olharmos para o mundo dos negócios, esses 3 elementos são indispensáveis para que projetos, soluções e empresas sejam criados para realmente atender alguma demanda da sociedade, de uma forma prática e acessível.


Etapas do Design Thinking:


Viu como ficou simples de entender? Agora curte e comenta o que mais você quer que a gente deixe simples de entender. E não esquece de compartilhar para desmistificar esse assunto de vez!💙✔


Referência:

https://insights.liga.ventures/inovacao/inovacao-aberta/