Data Lake vs. Data Warehouse: qual usar e quando?
- dataside
 - 31 de jul.
 - 3 min de leitura
 
Data Lake ou Data Warehouse? Essa é uma dúvida comum para empresas que precisam armazenar grandes quantidades de dados diariamente.
Gerenciar e analisar muitas informações de forma segura e eficaz pode se tornar um desafio.
E para isso, existem duas formas de armazená-las: com o data lake ou data warehouse.
Quer saber qual a diferença entre eles e qual a melhor opção para o seu empreendimento? Veja tudo o que vamos abordar nesse conteúdo:
Mas antes, você deseja encontrar soluções escalonáveis e tecnológicas para a sua empresa, mas não sabe por onde começar?
A Dataside é uma consultoria especializada em dados, inteligência artificial e negócios, que apoia empresas em sua jornada de dados com foco em confiabilidade, agilidade e decisões mais estratégicas.
Fale com um dos nossos representantes agora mesmo e mude hoje a jornada da sua empresa!
O que é Data Lake e Data Warehouse?
Olhando de forma geral, o Data Lake e o Data Warehouse são formas de armazenamento de dados, cada um com a sua peculiaridade.
Os Data Lakes podem reunir qualquer tipo de dado, independente da sua estrutura ou formato.
Essa característica o torna muito mais flexível e escalonável, entretanto, um dos seus pontos negativos é justamente a complexidade da análise após o armazenamento.
Já o Data Warehouse é pensado para dados mais estruturados e padronizados.
Uma boa forma de imaginar os Data Warehouses é como um grande armazém, onde tudo está etiquetado e estruturado em prateleiras.
Sendo assim, os dados são organizados por áreas de negócio, como RH, financeiro, vendas e marketing, com modelos pré-definidos que facilitam análises e relatórios.
Quais as diferenças entre Data Lake e Data Warehouse?
Agora que você já entendeu o conceito por trás de cada armazenamento, está na hora de entender qual é a real diferença entre os dois:
Diante dessas informações, é possível entender que não existe um meio de armazenamento melhor ou pior, e sim, necessidades diferentes para cada negócio.
Qual a diversidade de casos de uso?
A diversidade de uso para Data Lake e Data Warehouse estará ligada à forma como cada tecnologia lida com seus dados.
Como mencionamos anteriormente, o Data Lake se destaca pela flexibilidade e armazenamento de grandes volumes de informações brutas, já o Data Warehouse é ideal para análises estruturadas e geração de relatórios precisos.
Sendo assim, o Data Lake é a melhor opção em projetos de ciência de dados, machine learning e big data analytics.
Por armazenar dados em diferentes formatos, ele permite que as empresas explorem insights ainda não estruturados e façam experimentações sem limitações de formato ou volume.
Isso o torna ideal para áreas como marketing, análise de comportamento do cliente, manutenção preditiva e detecção de fraudes.
Enquanto isso, o Data Warehouse é mais comum em áreas que demandam relatórios frequentes e decisões baseadas em dados históricos organizados, como financeiro, controladoria, vendas e recursos humanos.
Ele permite a criação de dashboards com alta confiabilidade, sendo amplamente adotado em ferramentas de Business Intelligence como Power BI.
Enquanto o Data Lake é indicado para quem precisa de agilidade e deseja explorar novas oportunidades, o Data Warehouse atende empresas que precisam de eficiência analítica e dados confiáveis para embasar decisões estratégicas.

Como a Dataside pode me ajudar?
A Dataside é uma consultoria especializada em dados, inteligência artificial e negócios, pronta para apoiar sua empresa na construção de uma jornada de dados eficiente, segura e estratégica.
Com uma equipe experiente e foco em soluções personalizadas, a Dataside atua desde o diagnóstico das necessidades até a implementação completa de arquiteturas de dados.
Se você busca transformar dados em valor real, tomar decisões mais rápidas e aumentar a competitividade da sua empresa, a Dataside é a parceira ideal nessa jornada.
Fale com um especialista e descubra como a tecnologia pode acelerar seus resultados.





Comentários