window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

Data Analytics - O que é, benefícios para as empresas e possibilidades de aplicação

Neste artigo você vai entender o que é Data Analytics e como ele pode beneficiar sua empresa. Boa leitura!

o que é data analytics?

Tomar decisões assertivas, com agilidade e dinamismo, faz parte do dia a dia dos gestores, mas esses profissionais acabam esbarrando em desafios na hora de acessar informações que sejam relevantes e de forma precisa dentro das empresas.


É aqui que o Data Analytics entra em cena, oferecendo uma forma eficaz de transformar dados em insights valiosos.


O que é Data Analytics?


Data Analytics, ou análise de dados, é o processo de coletar, organizar e analisar grandes volumes de informações para descobrir padrões, tendências e insights que podem orientar as decisões empresariais.


A partir de uma infraestrutura bem arquitetada para sustentar o crescimento dos ambientes com performance e disponibilidade, é possível transformar os dados em informações estratégicas, o que chamamos de etapa do conhecimento, onde é possível encontrar as respostas para as necessidades de cada empresa, seja ela de qual segmento for.


Com o conhecimento, os gestores são capazes de fazer previsões baseadas em dados, ou seja, se você já se perguntou “Por que investir em data analytics?”, a resposta é que você vai trocar achismo por assertividade, planejar o futuro e pensar nas estratégias de acordo com as análises feitas com precisão a partir de dados relevantes.


Entre as etapas que envolvem Data Analytics estão:


  • Coleta de Dados


Nesta fase inicial, os dados são coletados de diversas fontes internas e externas. Essas fontes podem incluir bancos de dados internos, redes sociais, dispositivos IoT, pesquisas de mercado, entre outras.


  • Limpeza de Dados


A etapa de limpeza de dados envolve a remoção de imperfeições como inconsistências, duplicações ou erros, para garantir que os dados sejam precisos e utilizáveis. Isso pode incluir a correção de erros, preenchimento de lacunas e eliminação de duplicatas.


  • Processamento de Dados


Depois da limpeza os dados são organizados e preparados para análise. Isso pode envolver a transformação de dados em diferentes formatos, a integração de diferentes conjuntos de dados e a criação de estruturas de dados adequadas para a análise.


  • Análise de Dados


Com os dados preparados, a etapa de análise envolve a aplicação de métodos estatísticos e algoritmos para descobrir padrões e tendências. Ferramentas de análise podem incluir estatísticas descritivas, análises preditivas e aprendizado de máquina, dependendo dos objetivos da análise.


  • Visualização de Dados


A visualização é a etapa responsável por comunicar de forma eficaz, para facilitar a interpretação sobre os resultados da análise. É a partir de dashboards personalizadas que  insights complexos são transformados em informações acessíveis.


  • Tomada de Decisão


A etapa final é usar os insights obtidos para tomar decisões assertivas. As descobertas podem orientar estratégias de negócios, otimização de processos, desenvolvimento de produtos entre outras possibilidades.


Benefícios do Data Analytics para as empresas

Implementar Data Analytics na sua empresa pode trazer uma série de benefícios que vão muito além de simplesmente entender melhor seus dados, como exemplo:


  • Tomada de decisão mais informada


Ao analisar os dados disponíveis, você pode identificar tendências e padrões que fornecem uma visão clara do que está acontecendo no seu negócio. Isso significa menos incerteza e decisões mais seguras.


  • Melhor experiência ao Cliente


Com o Data Analytics, você pode analisar, através dos dados, o comportamento dos seus clientes e entender melhor suas preferências e necessidades. Isso permite personalizar suas ofertas, melhorar a experiência do cliente e aumentar a lealdade e satisfação.


  • Aumento da eficiência operacional


Analisar os dados de forma estratégica ajuda a identificar gargalos e ineficiências nos processos operacionais. Com a otimização desses processos, você pode reduzir custos, economizar tempo e recursos e aumentar a produtividade.


  • Identificação de novas oportunidades


Identificar novas oportunidades no mercado pode ser desafiador, mas o Data Analytics facilita essa tarefa, ajudando a descobrir tendências e reconhecer áreas de crescimento que você talvez não tenha percebido. Com esses insights, você pode adaptar sua estratégia de negócios e inovar mais rapidamente do que seus concorrentes.


  • Redução de riscos


Outro benefício fundamental do Data Analytics para qualquer empresa é pode prever e mitigar riscos. Ao analisar dados históricos e padrões de comportamento, você pode identificar possíveis problemas antes que eles se tornem críticos. Isso permite tomar medidas preventivas e manter seu negócio no caminho certo.


Possibilidades de aplicação do Data Analytics nas empresas


Seja qual for o segmento, toda empresa, assim como qualquer área dentro dela, pode se beneficiar do uso estratégico do Data Analytics, vamos compartilhar aqui algumas possibilidades de aplicação:


  • Marketing: entender quais campanhas são mais eficazes, segmentar o público de forma mais precisa e personalizar a comunicação com os clientes.


  • Vendas: prever tendências de vendas, otimizar estratégias de precificação e identificar oportunidades de upselling e cross-selling.


  • Finanças: monitorar o desempenho financeiro em tempo real, prever problemas de fluxo de caixa e otimizar investimentos.


  • Recursos Humanos: avaliar a performance dos colaboradores, melhorar o processo de recrutamento e identificar necessidades de treinamento.


  • Gestão de estoques: prever demandas, evitar excesso ou falta de estoque e otimizar a cadeia de suprimentos.


Se você quer saber mais sobre possibilidades de aplicação do Data Analytics personalizadas para o seu negócio, entre em contato com os especialistas da Dataside.

Comments


bottom of page