window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

O que é o Copilot no Power BI?

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o Copilot, essa tecnologia inovadora da Microsoft e como ela pode otimizar o uso do Power BI e potencializar a análise de dados.


copilot no power bi


O Copilot é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que está sendo desenvolvida pela Microsoft para o Power BI, até o momento está em sua versão preliminar.

A tecnologia desenvolvida permite que os analistas criem relatórios e insights de dados de forma mais rápida e fácil, liberando-os para se concentrarem em tarefas mais estratégicas. O Copilot também pode ajudar os profissionais a compartilharem insights de dados de forma mais eficaz.


O que é o Copilot?

O Copilot é um modelo de linguagem de grande porte (LLM) treinado em um conjunto de dados de relatórios e insights de dados do Power BI. Ele pode entender e responder a uma ampla gama de prompts e perguntas, incluindo:

  • Criação de relatórios:

Ajuda os usuários a criarem relatórios de forma rápida e fácil, simplesmente descrevendo os visuais e insights que desejam.

  • Geração de cálculos DAX:

Gera e edita cálculos DAX, mesmo para usuários que não possuem experiência em programação.


  • Criação de resumos narrativos:

Cria resumos narrativos de dados, que são fáceis de entender e compartilhar.

  • Perguntas sobre dados:

Responde a perguntas sobre dados, fornecendo insights e análises.

De acordo com o artigo publicado no blog Microsoft Power BI, o Copilot combina IA generativa avançada com seus dados para ajudar todos a descobrir e compartilhar insights com mais rapidez. Segue a um trecho do artigo:

“Basta descrever os insights de que você precisa ou fazer uma pergunta sobre seus dados, e o Copilot analisará e extrairá os dados certos em um relatório impressionante, transformando os dados em insights acionáveis ​​instantaneamente.”

Como funciona o Copilot no Power BI?


O Copilot está disponível no Power BI Desktop e no Power BI Online. Para usá-lo, basta abrir um relatório do Power BI e clicar no botão “Copilot” na barra de ferramentas.

A partir disso, uma caixa de diálogo será aberta. Na caixa de diálogo, você poderá descrever os visuais e insights que deseja. O Copilot irá então gerar um relatório ou um resumo narrativo de acordo com suas instruções.

Lembrando que ao utilizar a ferramenta, os usuários contam com a ajuda de uma assistente virtual que os acompanha durante todo o processo de criação do relatório.

Ela oferece sugestões de visualizações de dados, recomendações de campos para a análise, insights baseados em padrões identificados nos dados e até mesmo dicas de formatação para melhorar a aparência do relatório.

Confira o vídeo explicativo publicado no canal Microsoft Power BI:



Vantagens do uso do Copilot no Power BI

Uma das principais vantagens do Copilot é a sua capacidade de acelerar o processo de criação de relatórios no Power BI. Com as sugestões e orientações oferecidas pela ferramenta, os usuários podem economizar tempo e esforço na construção de análises e relatórios de qualidade.

Além disso, o Copilot também ajuda a garantir a consistência dos relatórios, evitando erros comuns e sugerindo melhores práticas para a visualização e interpretação dos dados, o que facilita a padronização e colaboração na criação de relatórios.


O Copilot no Power BI é uma ameaça para analistas de dados?


Ao longo dessa leitura você pode ter feito esse questionamento, mas a resposta é não.

O Copilot é uma ferramenta poderosa que pode ajudar os analistas de dados a serem mais produtivos e eficientes. No entanto, ele não substitui a experiência e o conhecimento desses profissionais.

Com a automatização de tarefas rotineiras, como a criação de relatórios e a geração de cálculos DAX, os analistas têm mais tempo para se concentrarem em tarefas mais estratégicas.

Afinal, o Copilot não é capaz de substituir o julgamento humano. Os analistas ainda precisam entender os dados e os negócios para interpretar os resultados da ferramenta.

Se você busca por insights valiosos, baseados em dados, para o seu negócio e quer contar com profissionais qualificados em conjunto com tecnologias avançadas, entre em contato com a Dataside.

Commenti


bottom of page