window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

Inteligência Artificial no Agronegócio

Neste artigo, você vai conhecer o papel da inteligência artificial no agronegócio e as possibilidades de aplicação. Boa leitura!


agronegócio
Inteligência Artificial no Agronegócio

Por que o agronegócio é tão importante?


O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil, sendo um setor complexo e em constante evolução, com diversos desafios e oportunidades.


  • Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio alcançou a participação de 24,8% no PIB total


  • Em 2021, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 20,21%.

Fonte: CEPEA-Esalq/USP

Esses dados já nos fornecem uma ideia concreta da importância do setor para a economia do país como um todo, movimentando ações, gerando empregos e oportunidades para a indústria e pessoas.  

A Inteligência Artificial no Agronegócio


Bem como em qualquer outro grande setor produtivo, após certo nível de produção é preciso se fazer certas perguntas para a produção avançar e alcançar mais espaços. Algumas delas podem até surgir espontaneamente, mas todas precisam ser respondidas através dos dados.  

  • Qual o melhor momento de plantio?

  • Qual o melhor momento para aplicação de defensivos?

  • Quando vou retornar o investimento em melhoria genética do rebanho?

  • Devo estocar ou comercializar os grãos?

  • Qual o melhor momento para comercialização de grãos?

  • Como melhorar a eficiência logística através de dados e automatização?

  • Como estão se comportando os preços dos concorrentes?

  • Posso tornar minha produção mais eficiente?

Com uma ajuda especializada todas essas decisões podem se tornar menos pesadas e mais assertivas, baseadas no que os dados da própria produção podem dizer sobre cada uma. 


Desta forma, serão analisados dados de consumo geral e específico, dados climáticos, números da própria produção, preços de competidores, etc. Tudo para que as respostas sejam mais assertivas e você corra menos riscos.


3 benefícios da aplicação de dados e IA no agronegócio


Seja qual for a sua necessidade, a maneira como você utiliza seus dados está diretamente ligada ao sucesso da produção. A utilização da Inteligência Artificial no Agronegócio pode ir além do monitoramento climático nas áreas de plantações, as possibilidades para o desenvolvimento do setor são amplas e expansivas para todos os tipos de produtores.  


Desde a etapa do manejo até a de comercialização e venda para o consumidor final, a IA oferece o poder de controle e previsão de demanda e isso vale para todos os processos. Confira 3 principais benefícios da aplicação de dados e IA no agronegócio:



1- Melhor tomada de decisão:

O agronegócio é pautado em diferentes variáveis, como: o clima, produtividade, demanda de mercado. Monitorar esses dados e utilizá-los de forma estratégica, auxilia na tomada de decisão dos gestores.


2- Otimização de processos e eficiência operacional:

Os dados são úteis para identificar gargalos e melhorias nos processos do dia a dia, um exemplo claro é a manutenção preventiva de máquinas.


3- Previsão e gestão de riscos:

O agronegócio está pautado em diversos riscos, como: pragas, variações climáticas, doenças nas plantas, flutuações de mercado, preço das commodities. Com isso, monitorar e fazer gestão de riscos pautada em dados é essencial para minimizar tais riscos.


 

Se você quer se aprofundar no tema agro, temos um artigo escrito pelo nosso analista de negócios, Tiago Faria, focado em agronegócio. Confira!


E-book Exclusivo:


Confira o e-book DADOS E IA NO AGRONEGÓCIO e entenda de forma mais holística a importância dos dados e da Inteligência Artificial no setor.


Com a ajuda dos nossos especialistas, você vai poder entender um pouco mais sobre a aplicabilidade e as possibilidades de potencializar os resultados do setor com a ajuda dos dados e da Inteligência Artificial. Baixe aqui.


inteligência artificial no agronegócio



Como aplicar Inteligência Artificial no Agronegócio?

É nesse contexto que a Dataside entra em ação, para eliminar a dúvida e tornar o processo decisivo cada vez mais objetivo e certeiro. As ferramentas de Big data e inteligência artificial podem responder às perguntas da sua produção antes mesmo de serem feitas.

Para entender os benefícios, é só começar a pensar em todo o tempo poupado por ter na tela, uma descrição completa de quais são as opções mais vantajosas para sua produção. Informações como cidades com mais possíveis demandas, épocas de escassez de materiais e comparação geral de preços podem estar ao seu alcance com ações imediatas da IA.

Para fazer a diferença na produção com a IA, entre em contato com nosso time especializado. Nossa missão é guiar mais empresas para o sucesso agilizando a tomada de decisão!




Comments


bottom of page