Este artigo tem como função descrever como reduzir um banco de dados no SQL Server usando o Object Explorer no SQL Server Management Studio.
A utilização desta operação aplica-se em reduzir arquivos de dados movendo as páginas de dados para um espaço que não esteja sendo utilizado. Quando um espaço livre é criado no final do arquivo, as páginas de dados podem ser deslocadas ao sistema de arquivos.
Restrições:
· O tamanho do banco não pode ser reduzido ao seu tamanho original, exemplo um banco criado no tamanho de 15MB, caso ele cresça ao tamanho de 100MB o limite de redução dele sera de 15MB.
· Não é possível reduzir durante uma operação de backup
Recomendações no SSMS:
· Para exibir a quantidade atual de espaço não alocado no banco de dados devera utilizar as seguintes consultas:
1. Botão direito na base
2. Task
3. Shrink
4. Files
Em fille name é possível escolher o tipo de arquivos para utilização de liberação de espaço para uso operacional.
Na opção “Reorganize pages before reasing unased” Space é possível definir quanto espaço sera liberado.
Recomendado gerar Script:
OBS: caso a operação seja feita na tela, poderá ocorrer o congelamento da mesma, impossibilitando a continuidade da operação.
Acompanhamento após a operação:
Os dados movidos para reduzir um arquivo podem ser dispersos em qualquer local disponível no arquivo. Isso causa a fragmentação do índice e pode diminuir o desempenho das consultas que pesquisam um intervalo do índice. Para eliminar a fragmentação, considere reconstruir os índices no arquivo após a redução.
Cuidado e recomendações:
Aqurivos MDF e NDF não é um boa pratica fazer shrink, pois o mesmo pode gerar um fragmentação nas paginas de dados do banco, caso seja necessário fazer a operação na base, sera necessário um agendamento.
· Arquivos LDF mais utilizado para liberação de espaço para uso operacional, porem sendo uma pratica com muita frequência na mesma base, pode ocorrer uma fragmentação.
· Não é recomendado utilizar o shirink automático, pois ele é feito com frequência e pode atingir a performance do banco.
Links: