Cases
Dataside 

Sobre o cliente

A Camil Alimentos S.A é uma empresa brasileira do setor alimentício, especializando-se
no beneficiamento de arroz e feijão, sendo líder do setor no país e na América do Sul.

Principal dor

Cliente possui um desejo de ter um ambiente com controle de CI/CD mas não conseguia implantar isso internamente. Nas tentativas que ele realizou sempre esbarrava em alguma falha ou complicação técnica e isso somente gerava custos elevados e nenhum benefício. 

Solução e Benefícios | Arquitetura de Data Lake

Após alinhamentos entre o time da Dataside, chegamos a um desenho que representa um alto nível dos processos e fluxos de dados. Implantamos um fluxo com CI/CD usando o Azure DevOps como orquestrador, os pipelines e os scripts SQL são desenvolvidos no Synapse Workspace. Uma outra vantagem/benefício da adoção do Synapse workspace é que, com a ajuda do Synapse Serverless a Camil ganhou uma agilidade muito maior, visto que os arquivos CSV que antes precisavam ser carregados para dentro do Synapse dedicated, agora são lidos instantaneamente com o Serverless a um custo muito reduzido. 

Sobre o cliente

Minerva Foods é uma empresa brasileira de alimentos fundada em 1924 na cidade de Barretos.
A companhia tem atuação na comercialização de carne in natura, couros, derivados, e na exportação
de gado vivo, além de atuar no processamento de carnes.

Principal dor

Ambiente 100% on-premisses, a empresa precisava de um ambiente onde o seu time ML e Engenharia pudesse trabalhar em conjunto, incluindo unidades de fora do Brasil.

Solução e Benefícios | Arquitetura de Data Lake

Com essa arquitetura conseguimos resolver um problema de escala para camada de analytics através do Databricks. Antes era 100% on-premisses com SQL Server e Pentaho, com essa mudança foi possível reduzir esse gap (reduzir, pois a empresa ainda está no processo de migração) e escalar o negócio conseguindo ter o time de Machine Learning e engenharia trabalhando em conjunto, além de ter um local escalável para suportar a camada de BI da empresa usando o Synapse Serverless. Outro ponto que trouxemos de benefícios foi a maior facilidade para integrar os dados de outras unidades incluindo unidades fora do Brasil através do Integration Runtime, componente do Synapse Pipeline que permitiu essa integração de forma facilitada.