fbpx

Versões do Power BI

O nosso dataholic, Igor Abdo, identificou uma dúvida muito comum durante as consultorias sobre qual seria a melhor versão do Power BI e escreveu uma artigo especial para abordar o tema. Confira!

 

Falaaa pessoal!

Só alegria?

Então, o artigo de hoje, será sobre um assunto que pegamos muito em consultoria.

“Igor, qual é melhor, Power BI Pro, Premium ou Embedded?”

Ai minha resposta:

“Depende”

Let’s go folks.

Vou explicar alguns conceitos bem básicos e tentar chegar em um raciocínio.

  • Power BI Pro

Neste caso, você adquire uma licença de desenvolvimento do Power BI. Este modelo de licenciamento é recomendado para empresas que não precisam de muitos usuários acessando a ferramenta. Ou seja, cada usuário que for desenvolver e que for consumir, precisa de uma licença Pro. Quando você adquire este recurso, em termos, você esta “alugando” uma máquina na nuvem da Microsoft para colocar seus relatórios, mas esta “máquina” não é exclusivamente sua, ou seja, você pode estar compartilhando recursos com outras empresas. Dependendo do tamanho dos reports ou necessidades de desenvolvimento, isto não importa muito.

Você não terá alguns recursos exclusivos das demais licenças, mas a maioria das features estão disponíveis.

Custo Inicial: U$9,99/mês por usuário.

  • Power BI Premium

Neste caso, você já estará em uma das melhores licenças do Power BI, em que você aluga uma “máquina” somente sua, ou seja, a sua empresa não compartilha recursos com as demais. Você terá muitas features exclusivas no licenciamento Premium, como relatórios paginados, uso de arquivos XMLA, processos exclusivos em Dataflow, e poderá alugar máquinas predefinidas com base dos seus relatórios.

 

Neste caso, vale a pena, quando você tem mais de 500 usuários, ou tem uma massa muito grande de desenvolvimento. Caso queira, comente se quer saber mais sobre o Premium. Outra vantagem, é que os usuários que vão somente visualizar, não precisam de licenças Pro, e sim, somente a free. Só vai adquirir Pro, quem for desenvolver. Custo Inicial: U$ 5.000/mês + licenças Pro para quem for desenvolver.

  • Power BI Embedded

Este cara aqui tem recursos muito similares ao Premium, mas um dos pontos diferenciais, é que você contrata ele direto no Azure, e você paga por hora de uso, ou seja, se eu contrato uma máquina, eu tenho os recursos exclusivos, mas caso eu queira pausar, eu não pago por isto, sendo assim, só pago quando uso. Diferente no Premium, que usando ou não, é pago mensalmente.

Outra vantagem, é que você pode inserir os reports do Power BI dentro de aplicações. Por exemplo, você tem um ERP e quer inserir dentro dele os relatórios do Power BI. Através de códigos, você faz toda a autenticação para inserir seus gráficos.

Custo Inicial: U$ 735,91/mês ou U$1,0081/hora + licenças Pro para quem for desenvolver.

PPU (preview)

E temos o Power BI Premium Per User, mas este vamos deixar para um próximo post.

Resumo da ópera.

Tudo depende, depende de:

· Quantidade de usuários que vão acessar;

· Quantidade de relatórios;

· Quantidade de perfomance necessária;

· Uso ou não do Power BI em aplicações de terceiros.

· Entre outros fatores.

Nada esta gravado em pedra, e tudo é questão de análise.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Abraços e até mais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Segurança da informação

Existe um conjunto de modelos, leis e boas práticas que fazem parte do que chamamos de Segurança da Informação. Cada uma delas precisa fazer parte

Leia mais »