top of page

Precisa fazer Home Office? Os dataholics dão dicas

Com as novas regras de distanciamento social, por conta do Covid-19, muitas pessoas estão tendo que lidar com o trabalho remoto. Para isso, os nossos colaboradores prepararam algumas dicas.



Home Office é uma expressão inglesa que significa “escritório em casa”, na tradução literal para a língua portuguesa. Este método de trabalho é normalmente usado por trabalhadores independentes, também conhecidos por freelancers.

Mas isso não começou agora, com a nossa “geração hi-tech”, é bem possível que na sua família exista um avô, ou até mesmo um tio ou tia, que já fez um home office. Era comum existir trabalhos de alfaiates, costureiras, artesãos e até as famosas “lojas na garagem de casa”. Acontece que, com a chegada da Revolução Industrial (1760 – 1840) tudo isso mudou e os trabalhos no “chão de fábrica” e dentro da indústria acabaram tomando um reconhecimento maior. Esse conceito de trabalhar em casa tem sido muito adotado por micro e pequenas empresas, devido a globalização e aumento da terceirização de serviços, o que contribui para o aumento da nossa economia.





Sumário

Vamos entender melhor esse termo utilizando os dados?

Em 2018, 41,1% da força de trabalho desempenhavam atividades informais e realizavam esses serviços diretamente de casa.

Segundoas informações do IBGE, de 2017-2018, que foram divulgados no final de 2019, o crescimento de pessoas que trabalhavamhome officefoi de 21,1%, chegando a um total de 3,8 milhões de pessoas.

Isso nos mostra o termo não é apenas uma escolha de cada um mas sim, uma tendência que vêm crescendo ano após ano.



Vamos para as dicas?

1- A cadeira é importante! Está aí uma dica que é infalível. Assim como no escritório, ter que se acomodar em cadeiras “dolorosas” não é muito agradável, então escolha e invista no seu assento. Ah, e fique atento: ao se sentar, suas costas devem ficar eretas e com total apoio no encosto, procure uma cadeira que tenha encosto para costas, braços e pescoço.

Tente não utilizar as cadeiras que você tem para jantar, ou almoçar, elas podem quebrar e, consequentemente, quebrar as suas costas, kkk. Igor Abdo, Business Intelligence Consultant at Dataside

2- Tenha um cantinho sem agitação Escolher o espaço de trabalho não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se está em casa, na maioria dos casos, são poucas as opções e precisamos tomar cuidado para não cair na tentação do “vou tirar meia hora de cochilo”.

Tenha um cantinho separado da “agitação de casa” para exercer suas atividades, garantindo que o tempo destinado ao trabalho será de qualidade. Assim, você evitará de se distrair com afazeres domésticos, filhos, cônjuge. O mais importante é ter consciência que mesmo em casa você tem obrigações a serem entregue! Priscila Ribeiro, Administrative Analyst at Dataside

3- Acorde com antecedência Despertar e começar o dia com calma, tomando um bom café da manhã, ajuda na concentração e no rendimento do dia. Ah, use esse tempo para rever algum compromisso importante na agenda.

Acorde no mínimo 1h antes de iniciar a rotina de trabalho. Use o tempo para tomar uma boa ducha, comer um belo café da manha, se atualizar e rever a agenda. Igor Santos, Commercial Director at Dataside

4- Sua roupa diz muito! Para quem tem certa dificuldade de se concentrar, a dica é: vista-se como se estivesse no trabalho. Isso ajudará o seu subconsciente a focar nas atividades que precisa exercer durante o dia.

Dê um tapa no visual, você nunca sabe quando a sua webcam estará aberta (caso real. kkkkkkk) Igor Abdo, Business Intelligence Consultant at Dataside

5- Se comunique com a família (organização é tudo) Concentração é a maior dificuldade que encontramos para conseguir entregar aquele job no prazo. Se você não mora sozinho, converse com seus familiares e explique a importância do apoio deles nesse momento, com a compreensão e ajuda da família você pode ficar mais tranquilo para trabalhar além de contribuir para sua organização. Ter um resumo – ou agenda – com as atividades a serem executadas, facilita a tomada de decisão durante o dia.

Organize o seu dia para não se enrolar e tome cuidado com as distrações. Ah, converse com a sua família para te ajudar na parte da concentração Jones Santos, Business Intelligence Consultant at Dataside

6- Tenha bons acessórios Não basta ter um dos melhores computadores para se trabalhar, ter um fone com um bom controle de som externo ou um mouse que se adapte a longas horas à frente do notebook é de extrema importância, a chance de se contrair uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo) podem se tornar ainda maior.

7- Saiba o momento de pausar (e o de parar também) Trabalhar de casa é, de certa forma, bem cômodo e muitas vezes acabamos não tendo um controle das horas que ficamos à frente do computador, e isso pode causar consequências. No escritório é automático sabermos a hora de levantar e irmos embora com os demais. Ter o start mas saber o momento de fazer uma pausa, seja para comer ou realizar outra atividade, é importante para não levar a rotina, e até mesmo o cérebro, à exaustão. Excesso de trabalho nunca é bom!



É tudo muito bonito na teoria, mas e na prática?

Para quem ainda não sabe, a Dataside já foi 100% remota, no ano de 2018 inteiro os dataholics não possuíam escritório. Caio Amante, nosso CEO, conta que no início tudo fluía muito bem e alguns se adaptaram a nova rotina de trabalho. Acontece que, ao longo do crescimento da empresa, a proximidade e a comunicação quase não existia entre os colaboradores. Apesar de utilizarem ferramentas de gestão bem conhecidos pelo mercado, montar plano de ações bem detalhados e sempre buscar a evolução do negócio, Caio sentiu a necessidade de se estabelecer uma cultura mais enriquecida e que tornasse a empresa uma verdadeira família. No ano de 2019 a empresa ganhou, novamente, um novo espaço de trabalho e foi aí que a Dataside cresceu ainda mais.




A forma mais simples que a cultura poderia ter sido estabelecida na empresa foi pela passagem de conhecimento de pai para filho, o que seria um pouco mais difícil de se transmitir pelo formato home office (online).

Um dos valores da Dataside, e isso o nosso fundador fez questão de manter, ano após ano, é a humanização. O contato e cuidado que ele têm com cada um dos colaboradores, faz com que todos os dataholics transmitam para os clientes e isso fortalece ainda mais a qualidade dos nossos serviços.



E você, tem alguma dica ou experiência com ohome office também? Compartilhe com a gente! Esperamos que todas essas dicas ajudem você durante seu período de trabalho.

Comentários


bottom of page