window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 }); O verdadeiro desafio das empresas que querem se tornar Data driven
top of page

O verdadeiro desafio das empresas que querem se tornar Data driven

Você já pensou em passar a ser data driven, mas parou por imaginar as dificuldades? Nesse artigo, você vai entender o que pode estar no seu caminho para começar a ser orientado pelos dados.


Muitos acreditam que o grande desafio para empresas que querem tomar suas decisões baseadas em dados, é a transformação digital, no entanto 73% de empresas ao redor do mundo já se digitalizaram. Ou seja, a transformação digital é um processo natural que mesmo acontecendo gradativamente, afeta a todos, de modo que se torna impossível que as empresas continuem seus processos da forma como sempre foram.


No entanto, modernizar os equipamentos e digitalizar arquivos não basta para lançar sua empresa a um novo horizonte, a cultura data driven requer comprometimento e paciência. Apesar da falta de profissionais no ramo, os empresários também podem encontrar problemas com a construção da comunicação interna e o modo como seus times já lidam com os dilemas da empresa, a aplicação dos dados então torna-se uma questão estrutural, na qual a cultura da empresa deve ser mudada por completo.


Os maiores desafios


Existem alguns impasses relacionados à cultura organizacional da empresa que podem se colocar diante da implementação das ferramentas de big data e analytics, Tais como:

  • Cultura imediatista – Algumas vezes depois de implementarmos uma nova solução ou começarmos a agir partindo de uma nova metodologia, temos que lidar com a ansiedade de querer resultados imediatos, sem nos atentarmos aos detalhes que mudam no decorrer do processo. No caso de ser data driven, o processo leva tempo e os resultados são a longo prazo, o que pode não ser tão estimulante no início, mas que certamente fará a diferença no futuro.

  • Comunicação interna – Uma empresa é formada por setores, e para que haja um bom rendimento geral, é necessário que todos os setores estejam correlacionados e cientes da mutualidade de funções. Um bom processo de migração de dados também depende disso, para que todos os setores façam parte do processo e sejam influenciados por ele, e para que todas as decisões tomadas na empresa tenham sido feitas com o embasamento certo.

  • Interesse de todos – As mudanças trazidas pela cultura data driven, certamente afetarão a empresa como um todo, logo é certo que será necessário que haja interesse e interação de todos os setores em estarem inteirados e abertos às adaptações que deverão ocorrer no decorrer do processo.


Implementar análise de dados para ter melhores soluções é ter certeza de um retorno de sucesso para os futuros rendimentos e lucros, logo, um projeto de migração de dados deve ser tratado com a preocupação de um grande investimento que recairá de forma grandiosa sobre a cultura da empresa.


As dificuldades citadas podem ser transpostas com o incentivo e apoio certo, a Dataside oferece esse tipo de suporte e muito mais, faça uma consultoria e saiba qual o melhor processo para sua empresa! 💙😲

bottom of page