O uso de Realidade Aumentada pode impactar o seu negócio?

Atualizado: 19 de jul.

A realidade aumentada já vem sendo utilizada em diversos segmentos do mercado, como o de manufatura e engenharia, serviços, varejo, marketing, educação e saúde. Para saber mais sobre o uso dessa tecnologia, confira o artigo do dataholic Lucas Terwistz. Boa leitura!💙


Realidade Aumentada
Fonte - Forbes

Inicialmente, antes de responder à pergunta do título deste artigo, é importante conceituar Realidade Aumentada (RA), para que você não a confunda com o conceito de outras tecnologias imersivas. Dito isso, pode-se definir RA como uma ferramenta que permite a sobreposição de elementos virtuais em um ambiente real, de modo a tornar mais interativa e imersiva a experiência dos usuários dessa tecnologia.


Ainda que tenha ganhado notoriedade apenas nos últimos anos, devido, sobretudo, à popularização de jogos como o Pokémon GO, a Realidade Aumentada é um conceito estabelecido desde o início da década de 90 do século passado. Ressalto, portanto, que antes mesmo dessa popularização, essa tecnologia já vem sendo utilizada em diversos segmentos do mercado, como o de manufatura e engenharia, de serviços, de varejo, de marketing, de educação e de saúde.


A RA já é considerada uma tecnologia madura e com capacidade para gerar benefícios reais para seus usuários e há ainda uma expectativa de que muito seja desenvolvido e aprimorado no que diz respeito a essa ferramenta. Por isso, diversas companhias estão investindo em Realidade Aumentada, seja no uso e implementação de RA, seja no desenvolvimento de softwares e hardwares que irão levar essa tecnologia a um nível mais alto de imersão. De acordo com uma pesquisa publicada pela MarketsandMarkets, o mercado de RA foi avaliado em USD 14.7 bilhões em 2020 e a expectativa é que esse valor alcance USD 88.4 bilhões em 2026.


Conforme mencionado, o campo de aplicação de Realidade Aumentada é vasto e, certamente, muito ainda será explorado no que tange a aplicabilidade dessa tecnologia. A fim de exemplificar o conceito e os benefícios dessa ferramenta, destaco abaixo três possíveis cenários em que a RA pode ser utilizada:


  • Compras online:

O uso de Realidade Aumentada no varejo tem transformado a experiência de compras online. Com o uso de RA, empresas podem adicionar valor e credibilidade a seus produtos, permitindo que seus clientes testem e tenham uma experiência virtual com seus produtos antes de os comprar.


  • Saúde:

Por meio do uso de RA, um médico pode auxiliar outro médico em um procedimento cirúrgico de maneira remota. Esse tipo de procedimento já é adotado em alguns países e se mostra muito útil tendo em vista a precariedade de profissionais especialistas em alguns lugares ou até mesmo a emergência para atender demandas médicas. Além da colaboração entre os médicos, a utilização dessa tecnologia associada ao uso de um headset de RA permite que o cirurgião visualize, por exemplo, dados clínicos do paciente em tempo real ou até mesmo modelos virtuais 3D.


  • Navegação:

Outro campo de aplicação de Realidade Aumentada é o de navegação. A Google foi uma das pioneiras na implementação de RA para personalizar a navegação dos usuários do Google Maps. Desse mesmo modo, diversas outras empresas também estão investindo no uso dessa tecnologia para navegação interna. A Dent Reality, por exemplo, desenvolveu um software de navegação interna que permite que seus clientes possam utilizar recursos de RA para localizar produtos ou serviços em determinado estabelecimento.


Comprovadamente o uso de Realidade Aumentada possui capacidade para aprimorar a produção de produtos e reduzir custos de processos industriais. Além disso, diversos estudos também apontam que o uso de RA pode aumentar a credibilidade e o valor dos produtos no comércio online. Dessa mesma forma, o uso dessa tecnologia em campanhas publicitárias pode aumentar o engajamento dos clientes. Portanto, sabe-se que há diversos benefícios associados ao uso de RA e certamente ela também possui aplicabilidade na sua empresa. Então, ao se considerar o uso dessa tecnologia, é extremamente importante avaliar o seu contexto de trabalho e buscar entender a forma como essa ferramenta pode ser útil e impactar positivamente o seu negócio.