Metodologias Ágeis para as equipes de TI


Saiba como a metodologia ágil facilita os processos das equipes de TI com o artigo escrito pela dataholic Amanda Firme.


A metodologia ágil surgiu em 2001, isso ocorreu quando dezessete desenvolvedores decidiram se reunir para dar início ao Manifesto Ágil, que traz a inovação e melhoria na forma de se trabalhar. O foco é agilizar os projetos e tornar a maneira como se trabalha mais dinâmica e flexível, ou seja, o objetivo é agilizar o desenvolvimento de softwares adotando um conjunto de técnicas e práticas de gestão eficientes que tornam a abordagem mais interativa e as equipes mais produtivas, com foco total no cliente.

Esse método surgiu para que exista a garantia de que o usuário tenha as funcionalidades mais importantes de forma mais rápida, além de permitir que haja testes de forma mais objetiva, visando sempre a qualidade final do produto que será entregue. Hoje vou trazer algumas informações sobre as metodologias mais abordadas no momento.


  • O Scrum, a metodologia das sprints:

Essa sem dúvida é a mais utilizada dentre as metodologias existentes no manifesto ágil, é também utilizada entre as equipes da Dataside. É um método que se trabalha em sprint, essa divisão de trabalho permite alcançar a maximização de tempo de desenvolvimento de um projeto ou de um software, cada sprint contém as atividades definidas de trabalho e tempo. O planejamento delas é feito para que esse trabalho seja definido e, durante a execução de uma sprint, as equipes realizam reuniões diárias que permitem a todos saber o que está sendo feito, como isso afeta seus trabalhos individuais e qual o falta para concluir aquela etapa como um todo.

O Scrum é uma metodologia muito utilizada no gerenciamento de projetos, mas pode ser usada também na área de negócios e de marketing.


  • Kanban, a metodologia dos cards coloridos:

É muito utilizada para garantir a entrega contínua, ela visa eliminar as barreiras no desenvolvimento a se seguir. A estrutura Kanban que é o famoso quadro de post-it, facilita muito a forma de como podemos ver o que fazer, o que desenvolver e o que foi concluído, isso tudo é possível porque este quadro é criado por colunas onde colocamos os cards definidos e podemos ir movimentando eles ao decorrer do desenvolvimento, então é muito querida pelos gestores, pois ela ajuda a visualizar melhor como está o desenvolvimento e traz uma maior praticidade na forma de gerenciar as tarefas.

  • Lean, a metodologia de Gestão de Tempo:

Também é conhecida como método enxuto, essa metodologia tem como foco eliminar os desperdícios de tempo trabalhado em excesso, em vários níveis dentro de uma empresa. A Lean é utilizada para se lidar com os problemas de forma sistêmica e otimizar vários pontos em um negócio, ou seja, tudo aquilo que não é necessário para se realizar determinado desenvolvimento é visto como excesso, então pode ser eliminado, é então que entra o toque dessa metodologia, ela visa todos os esses detalhes dentro da empresa e assim ela corta todo desperdício, trazendo mais resultado fazendo com que se entregue mais valor ao cliente.


  • XP, a metodologia de programação em dupla:

É uma metodologia voltada para equipes de pequeno e médio porte que fazem o desenvolvimento de software através de requisitos que se modificam de maneira muito rápida. Sua característica mais conhecida é a programação em par, que nada mais é do que uma única máquina para dois programadores desenvolverem o código, onde um programa e o outro observa prováveis erros apontando sua correção, fazendo com que seja detectado o erro o quanto antes para a diminuição de perda de tempo trabalhado. XP tem como foco o feedback constante, comunicação e abordagem incremental.


E aí curtiram? Você conhecia alguma dessas metodologias ou já trabalhou com alguma delas? Na empresa que você trabalha é usada alguma delas?

Então bora lá escolher a que mais se enquadra com o seu dia a dia e colocar em prática para gerar resultados incríveis e melhorias para a sua organização!

Solicite um orçamento.

Av. Cassiano Ricardo, 319 | Sala 1702 - 1703 | Jd. Aquarius
CEP: 12.246-870 | São José dos Campos - SP

Entraremos em contato em breve :)

arrow&v