I.A pode evitar congestionamentos e melhorar o trânsito

Quantas horas, momentos e compromissos você já perdeu por causa do trânsito? Os cientistas da tecnologia já avançaram o suficiente nas pesquisas para reverter esse cenário em alguns países.


O inimigo do trânsito fluido


Assim como já vimos semáforos inteligentes, e convivemos diariamente com os detectores de velocidade já era esperado que a tecnologia nos apresentasse mais opções para melhorar o percurso de quem pega a estrada diariamente.


Alguns congestionamentos podem ser evitados, diferentemente daqueles causados por acidentes que só podem ser remediados, engarrafamentos por causa do pedágio acabaram se tornando comuns. Na Malásia, no entanto, esse cenário está próximo de ser revertido.

A PLUS, maior operadora de pedágios do país se propôs a tornar possível um trânsito fluído para os motoristas que fazem uso diariamente de sua pista, e são parados em 5 classes de pedágios diferentes o que pode ocasionar não somente transtorno na estrada, como também problemas na cobrança, já que os pedágios são pagos com diferentes sistemas entre si.


Uma câmera e a I.A


Para fazer frente a um tráfego lento e estressante para os motoristas, a Tapway criou o software VehicleTrack, que é capaz de ler placas numa velocidade mais rápida que um piscar de olhos com carros a uma velocidade de 40 k/h. Os resultados são surpreendentes em qualquer condição apresentada na estrada: chuva, neblina, luz escassa etc.


Agora com 577 câmeras instaladas, a PLUS se aproxima ainda mais de ter rodovias que proporcionam um trânsito de melhor qualidade para seus usuários. Sendo uma tecnologia que ainda está em expansão, mas que já produz resultados eficientes, se torna um exemplo para os demais países que buscam se desenvolver tecnologicamente de forma a alcançar melhores estilos de vida e bem-estar.


Uma inspiração para o futuro


O uso da I.A mesmo para melhorar as condições de trânsito, não é novidade. Já existem experimentos datados de 2012, como o gerenciamento de tráfego feito nos EUA por exemplo, que atestam a eficiência da inteligência artificial no monitoramento do tráfego e comportamento dos motoristas, de forma a contribuir para vias mais seguras e otimizadas de acordo com a necessidade dos condutores. O experimento em questão, realizado por pesquisadores do Instituto Alan Turing, tinha o objetivo de estudar o tráfego e por meio deste, melhorar a vida urbana.


Dessa forma, a I.A pode auxiliar em questões de segurança servindo como um braço de monitoramento para as instituições devidas, e para pessoas no geral que graças a investimentos e pesquisas assim têm alguns breves, mas relevantes quesitos de suas vidas levados em questão e aprimorados para o bem comum.


No Brasil, temos alguns vislumbres do que seria essa ajuda tecnológica no cotidiano com São José dos Campos – SP, uma cidade inteligente que pode vir a ser um exemplo de vida sustentável e melhorada para o país.


O que acha de começar a melhorar com a I.A aos poucos? Podemos começar com uma consultoria na Dataside! Se gostou desse conteúdo não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e marcar a Dataside. Até a próxima! 💙🚗