Gestão de Projetos: A importância de um bom gerenciamento de projeto


A dataholic Amanda Firme escreveu um artigo em que compartilha sobre sua trajetória em Gestão de Projetos e dicas fundamentais sobre a área. Bora conferir!



A gestão de projetos é fundamental para que se reduza riscos, fracassos e também para que se controle todas as etapas a serem desenvolvidas, garantindo assim a qualidade dos resultados finais. Se existir uma organização por parte do gerenciador de projetos tudo irá fluir de maneira programada entre etapa e desenvolvedor.


Todos sabemos que é inevitável ocorrer uma curva no meio do caminho, isso não é nada fora do normal, então se assim for estabelecida essa organização desde o início, todo o percurso a se seguir fica mais leve para tratar até uma futura eventualidade, fazendo com que sua entrega seja de grande eficácia e ultrapasse as expectativas.


Para que seja realizada a entrega de um Projeto com qualidade, é necessário um bom gerenciamento, onde exista uma estrutura muito bem estudada, o que envolve toda uma linha de conhecimento, técnicas, habilidades e ferramentas, fazendo com que as atividades sejam finalizadas e entregues, com todos os detalhes dos requisitos levantados.


Por que ter um profissional da área de gerenciamento de Projetos na sua equipe

Um projeto se inicia através de uma ideia a ser desenvolvida, mas por trás disso é necessário ter um profissional que consiga captar todos os requisitos desejáveis, para que se tenha uma boa desenvoltura ao decorrer de cada etapa. Ter um profissional capacitado assim, é ter uma pessoa proativa que irá buscar as melhorias a serem introduzidas, otimizando tempo e alinhando as expectativas esperadas.


A seguir deixo aqui algumas dicas importantes para um bom gerenciamento:

· Definir quem irá gerenciar;

· Monte um cronograma para sua organização;

· Verifique sempre o custo;

· Defina os objetivos;

· Coloque sempre prazos;

· Faça reuniões continuas com sua equipe;

· Direcione as tarefas para cada indivíduo;

· Escolha as pessoas adequadas para desenvolver o projeto.


O dia a dia de um profissional que gerencia projetos:

É essencial para esse profissional a comunicação e organização, ele sempre se mantém alinhado com sua equipe, está sempre disposto a auxiliar seu desenvolvedor se houver alguma barreira, fazendo reuniões com sua equipe, entendendo os problemas ou as solicitações, está sempre interagindo com cada detalhe do desenvolvimento a ser executado, está sempre em contato com o cliente, mostrando sua disponibilidade para ele e trabalhando sempre em forma de ponte entre solicitante e executor e, através do desempenho dele nessa interligação, ele desenvolve o planejado para que seja uma entrega realizada no prazo, com sucesso e qualidade!


Certificação também é importante:

Agora que vocês já estão por dentro da importância e a diferença que faz ter um profissional em gerenciamento de projetos em sua empresa, seguem as próximas dicas que mostram muito sobre o profissional, as certificações, elas são inúmeras, mas existem duas que são essenciais para se ter em sua bagagem de conhecimento:


  • PMP (Project Management Professional) - é a mais top das certificações de um Gerente de Projetos, é um teste rigoroso que abrange absolutamente tudo sobre o gerenciamento em "restrições triplas": tempo, custo e escopo.


  • CSM (Certified ScrumMaster) - O uso de metodologia ágil tornou-se padrão em organizações de TI, portanto, não é surpresa que os profissionais de TI qualificados exclusivamente em gerenciamento de projetos em ambientes ágeis estejam em alta demanda. O Certified ScrumMaster (CSM), da Scrum Alliance, é um ótimo ponto de partida para os gerentes de projeto se profissionalizarem.


Vem mais artigo sobre gerenciamento por aí:


A partir desse gancho, pretendo falar futuramente sobre um assunto que está sendo muito abordado entre os profissionais de tecnologia, as metodologias, já ouviu falar? Está por dentro do assunto? Sabe algo sobre algumas delas? Fiquem de olho em nosso blog!

Solicite um orçamento.

Av. Cassiano Ricardo, 319 | Sala 1702 - 1703 | Jd. Aquarius
CEP: 12.246-870 | São José dos Campos - SP

Entraremos em contato em breve :)

arrow&v