Entenda o que é, e como fazer uma boa Governança de dados

Se você está a par do que é análise de dados e como esse processo é feito, provavelmente sabe, ou tem ideia da quantidade de dados possível de ser obtida durante o processo. Dito isso, neste artigo te ajudaremos a entender como a Governança de dados se encaixa nesse meio.


Se você já deu, ou sabe qual é o primeiro passo para tornar sua empresa uma das que se orientam por dados, é crucial que você entenda a importância da governança de dados. Após o processo de recolhimento dos dados, é necessária alguma categorização e organização para que essas informações façam sentido e sejam capazes de gerar insights, que mais tarde se tornarão pontos essenciais a serem considerados na tomada de decisão. Ou seja, é um processo quase arquivístico, onde serão organizadas informações que precisam ser divididas entre as que têm ou não valor para o que precisa ser pensado e decidido no momento, enquanto outros dados continuam sendo produzidos.


Não ter uma boa governança de dados é uma sentença para a desorganização e a má estruturação dos seus dados, logo dar utilidade prática a eles se tornará um desafio, visto que o primeiro passo para sua utilização é encontrá-los de maneira rápida e tê-los em uma estrutura eficiente.


Estruturação dos dados


A primeira etapa para uma boa governança de dados consiste na escolha da plataforma na qual eles serão acumulados, separados e categorizados, ou seja, um ambiente big data de armazenamento. É aqui que fará diferença sua escolha entre um ambiente data lake, data warehouse ou um data lakehouse, sendo este último um dos mais completos e eficientes atualmente.


A diferença entre esses ambientes está nos detalhes da arquitetura dos dados, e sua funcionalidade pode variar de acordo com a necessidade da empresa. Tratando-se de uma empresa que precisa lidar com uma quantidade exponencial e constante de dados por exemplo, o melhor seria um ambiente data lake, mas para dados que são passíveis de atualizações e reestruturação o mais adequado seria um ambiente lakehouse.


Aplicação prática através do modelo 5W2H


Neste momento, você pode estar se perguntando como deve aplicar a governança em sua empresa. Um modelo de organização muito considerado e bem-visto entre os gestores é o 5W2H, feito para classificar e esclarecer todo processo e desenrolar de uma atividade a ser executada, que foi gerada a partir da percepção de um problema.

Fonte: Treasy Blog

Esse processo baseia-se na resposta de 7 perguntas fundamentais para a aplicação prática do seu planejamento estratégico. Através de uma tabela ou planilha, a atividade será explicitada para a aprovação minuciosa das pessoas responsáveis por isso. Nele você pode destacar todos os detalhes a serem pensados e por quem eles devem ser executados.


Essa é uma das melhores ferramentas para um gestor que queira manter organizados e práticos cada um de seus processos e quer dar o primeiro passo em direção ao gerenciamento de dados. Ter esse tipo de planejamento estratégico guiado pelos dados torna os processos mais bem explicados e passiveis ao entendimento geral para ações mais eficientes, além de tornar a tomada de decisão algo simples e ágil.


A governança constrói a base


Um bom processo de governança constrói bases solidas para a empresa, e torna os procedimentos da orientação a dados mais dinâmicos, consequentemente tornando a atuação estratégica e a tomada de decisão algo mais inteligente, certeiro e eficaz. Isso sem mencionar que esse processo também pode ser automatizado, o que faz com que seja ainda mais direcionado e efetivo, tornando o trabalho dos técnicos mais proveitoso e lucrativo para a empresa.


Não ter governança é como tentar procurar um objeto perdido em um quarto bagunçado, você levará o dobro ou até o triplo do tempo para achar, e gastará energia e tempo desnecessários que poderiam ser melhor aplicados em outra função para otimizar o processo.



E então, partiu dar aquela faxina no ambiente dos dados? Deixe um comentário com uma dúvida ou sugestão de mais conteúdos que podemos produzir, e compartilhe com aquele amigo que precisa reorganizar os ambientes!