Construção de Dashboard com o Tableau

No artigo de hoje o dataholic Bruno Vitor Rossi, vai ajudar você a repensar o modo de visualizar os dados, e como pensá-los para diferentes públicos. Boa leitura!

Fonte imagem: https://wallpapercave.com/wp/wp8842984.jpg

O Tableau nos ajuda a transformar dados em insights poderosos, podemos conectar facilmente dados armazenados em qualquer lugar e qualquer formato, criamos painéis interativos com análises visuais avançadas. O Tableau é uma ferramenta que nos ajuda a ver e entender os dados.


Um dashboard bem projetado no Tableau é um poderoso ponto de partida para conversas orientadas por dados, sua empresa terá ações mais rápidas com base em uma única fonte e o processo de tomada de decisões será rápido e eficaz.


A mensagem e as métricas de um bom dashboard são claras, além de entregar as informações mais relevantes para o seu público. Então, como você cria painéis para sua organização e que cumprem estes requisitos?


Podemos resumir em três coisas: Planejamento, design e um olhar crítico para refinar o seu dashboard.


Vamos falar um pouco sobre planejamento?

Fonte Imagem: https://wallpapercave.com/w/wp7038498

O Planejamento nos possibilita avaliar qual caminho deve ser trilhado, contribui também para a clareza das informações e do objetivo a ser alcançado. Os melhores painéis são criados com o público-alvo em mente, buscando sempre entender a perspectiva do cliente. Pergunte a si mesmo, para quem estou projetando isso? Para alguém que deseja ver apenas os principais indicadores de desempenho, ou será para uma equipe que deseja revisar as informações detalhadamente e retirar vários insights?


Também é muito importante descobrir o nível de conhecimento do seu publico com o assunto e os dados, comece fazendo perguntas sobre suas prioridades, e como eles consomem dados, para identificar qual será a melhor forma de apresentá-los a esse mundo.


Design


Customizar dashboards é algo muito divertido, é fácil ficar empolgado e querer encher o painel com vários indicadores e diversas cores, mas atenção, muitas cores criam sobrecarga visual para o seu público, uma boa prática é limitar o número de exibições incluídas no painel para duas ou três. Se adicionarmos muitas exibições, a clareza visual e o objetivo geral podem se perder nos detalhes e interferir no desempenho do painel depois da publicação.


Simplificar o design do painel é um processo interativo, portanto, volte aos painéis existentes com um “novo olhar”. Para começar, veja o painel mais recente que você criou: Ele tem muito conteúdo? Existe alguma coisa que você pode remover ou reorganizar para adicionar clareza?


Refine o seu dashboard

Fonte Imagem: https://pixabay.com/images/id-6898420/

Dê um passo para trás e veja seu painel da perspectiva de alguém que nunca o viu. Cada elemento em seu dashboard deve servir a um propósito, se um título, legenda ou rótulo de eixo não for necessário, retire da sua visualização. Se seu painel precisar de mais espaço em branco, considere um layout flutuante. Se você seguir por este caminho, dê ao seu painel um tamanho fixo específico, para que o item que você flutuou permaneça no lugar se o tamanho da janela for alterado.


Um elemento muito importante do design do seu painel é o teste do usuário, depois de construir um protótipo, pergunte ao seu público como eles estão interagindo com o seu painel e se isso os ajuda a responder suas perguntas. Como em qualquer projeto bem-sucedido, um bom teste é fundamental. Entender como seus painéis são recebidos ajudam a informar projetos futuros e influenciar como os dados são aproveitados em sua organização.


Este conteúdo foi baseado nas boas práticas sugeridas pela Tableau Software, uma empresa americana, líder no desenvolvimento de softwares para visualização de dados.


Se você ainda tem dúvidas sobre essa ferramenta, fica a dica de outros artigos que podem te guiar ainda mais nesse aprendizado: https://www.dataside.com.br/post/além-dos-dados-tableau-e-suas-funcionalidades; https://www.dataside.com.br/post/a-grande-escolha-tableau-ou-power-bi.



Agora não tem mais desculpas para não melhorar sua visualização de dados, certo? Curte e comenta para sabermos se esse conteúdo foi útil e não esquece de compartilhar com alguém que também precisa melhorar!💙🦾