Coisas boas que o BI pode agregar ao seu negócio

Saiba como o Business Intelligence pode contribuir com sua empresa em tempos de crise como a do coronavírus, por exemplo.


Business Intelligence (BI) também conhecido como inteligência de negócios é um método de coleta, organização, análise e divulgação de informações que contribui no planejamento, execução e na tomada de decisões estratégicas das empresas. Por meio deste conceito, o volume excessivo de informações disponíveis sobre temas específicos transforma-se em dados inteligentes que podem ser manuseados facilmente a qualquer tempo, em qualquer lugar.

Os dataholics Igor Abdo, Meirieli Ribeiro, Jones Santos e Gabriel Carvalho compõem o time de Business Intelligence da Dataside. Com o auxílio deles, nós montamos este texto com tópicos objetivos sobre as seis vantagens de utilizar o conceito de BI na sua empresa, no cenário atual. São eles:

1. Obter mais controle sobre as informações

Em tempos de crise, o que os gestores procuram é: tomar decisões. Sejam elas simples, sejam elas delicadas, todas elas precisam ser tomadas por meio de dados confiáveis e essa decisão precisa ser tomada de forma ágil e assertiva.

2. Agilizar o trabalho do seu time

Através do BI é possível disponibilizar milhares de informações em diferentes níveis, seja ele estratégico, tático ou operacional. Isso tudo é entregue por meio da análise dos dados que, posteriormente, são entregues ao cliente com garantia de estar correta. Isso em relação ao Covid-19 é algo extremamente importante para diversas áreas de atuação (podemos citar alguns clientes que através dos dados dessa pandemia poderão tomar atitudes mais drásticas como a Johnson e a Minerva Foods).

3. Visão única de diversas fontes

Através do Business Inteligente, utilizando ferramentas como o Power BI, é possível cruzar informações de diferentes fontes e transformá-las em uma visão única. Através de layouts e dashboards personalizadas. Em resumo, levamos uma visão sistêmica da empresa em um único painel. Em relação ao coronavírus, ter uma visão ampla do negócio/empresa ou da equipe/produção ou até mesmo financeiro é essencial para uma tomada de decisão mais assertiva.

4. Acesso pelo mobile

A experiência do usuário é levada em conta, sempre! Quem não quer simplicidade e facilidade ao consultar dados sobre o seu negócio ou sobre sua equipe? O Power BI, a ferramenta que utilizamos, permite essa comodidade aos usuários. Em relação ao coronavírus, o trabalho remoto pode ser melhorado com o auxílio da inteligência de dados e do Power BI.

5. Otimização do tempo

O analista ou o tomador de decisão para de fazer atividades repetitivas, passa a tomar decisões de forma mais rápida, tem acesso à informação de forma mais ágil reduzindo o tempo com atividades ociosas. Em relação ao Covid-19, podemos citar que: ganha-se tempo com a preocupação com trabalhadores, qualidade dos produtos, entre outras coisas.

6. Redução de custos

Como sabemos, o cenário atual está difícil, diante desta situação, precisamos reduzir custos e sermos os mais humanos possível em cada decisão. Quer mais conteúdos como esse? Se inscreva no nosso blog.

Av. Cassiano Ricardo, 319 | Sala 1702 - 1703 | Jd. Aquarius
CEP: 12.246-870 | São José dos Campos - SP