window.lintrk('track', { conversion_id: 13086145 });
top of page

Case Acelera: Aíkssa Brito

O programa Acelera Jovem já acumula quase 28 profissionais formados, entre 2021 e 2022, com êxito, sucesso e muito esforço para fazer de cada um que entra alguém mais capacitado pessoal e profissionalmente para o mercado. Cada um tem sua própria trajetória e conquistas a comemorar, mas hoje temos um case especial para exaltar, um verdadeiro exemplo de como usar programas como o acelera e oportunidades de crescimento da melhor forma possível.



Aíkssa Brito é um destaque entre os formados do programa, que graças ao seu esforço e dedicação, acabou se formando com 3 meses de antecedência e impressionando seus supervisores. É o que destaca Dalton Carvalho, tech lead que acompanhou o desenvolvimento das hard skills de Aíkssa: “Foi uma caminhada fantástica. Aíkssa já tinha um bom conhecimento técnico quando se tornou dataholic e com todo seu comprometimento e dedicação conseguiu uma grande evolução rapidamente.”


Dalton ressalta também algumas habilidades que devem ser desenvolvidas durante a trilha de aprendizado de um Dataviz como Conceitos de BI, Tratamento e Modelagem de dados, Power Query (Linguagem M), Storytelling, UI/UX, SQL e linguagem DAX que segundo ele deve ser o foco de quem está iniciando sua trajetória.


“As Soft Skills fizeram com que eu evoluísse profissional e pessoalmente.”


Em apenas 9 meses Aíkssa passou de Trainee para Júnior desenvolvendo as habilidades essenciais para a área de Data Visualization, e é claro evoluindo também em suas soft skills, que segundo ela mesma, foram de suma importância durante o percurso.


“É de suma importância saber se comunicar e lidar bem com as pessoas, além de buscar ampliar a visão para solucionar os problemas que nos são propostos.” Destaca Aíkssa.


Durante o programa os aceleras também recebem apoio e suporte do time de RH, além de mentorias em conjunto e individuais. Joice Dias esteve presente em grande parte da trajetória de Aíkssa e de muitos outros aceleras, e falou sobre o papel do RH na formação desses profissionais e como podem contribuir para melhorar as soft skills: “O papel fundamental do RH na formação é baseado na escuta, através dos acompanhamentos de 1:1 é possível ouvir do profissional quais são suas principais inseguranças e dificuldades, e a partir desse ponto, elaborar planos de desenvolvimento nas Skills que precisam ser desenvolvidas.”

A formação de Aíkssa fala por si só acerca da eficiência desse tipo de abordagem, mais humanizada e empática, além de também causar orgulho e reconhecimento para aqueles que, como Joice e Dalton, fizeram parte da trajetória de formação da nova profissional Júnior da Dataside.


“Ela aproveitou um programa que tem duração de 12 meses para se desenvolver em 9, o que mostra que com todo o interesse e esforço dela, esse resultado foi extremamente satisfatório.” Comenta Joice.


“O meu maior desafio foi vencer a minha insegurança.”


Assim como em qualquer aventura existem obstáculos, Aíkssa teve que lidar com as próprias inseguranças e cobranças para continuar em frente e entregar cada projeto, o que as vezes pode ser complicado e exigir mais. Foi graças ao apoio e confiança de todo o time, mais as horas de estudo, que nossa heroína venceu as próprias inseguranças e foi capaz de entregar resultados impressionantes, e nas palavras de seu mentor “resolver problemas complexos” e em poucos meses de estudo assumir projetos complicados com maestria.


“Ela conseguiu mostrar suas competências técnicas e comportamentais que foram desenvolvidas ao longo dos meses através de resultados práticos em projetos e com feedbacks positivos dos clientes.” Conta Joice.


Para Aíkssa, vir de uma transição de carreira (do direito para dataviz) e estar iniciando em uma área completamente nova e diferente da que levava antes sem experiência prévia, não foi um impedimento ou obstáculo, mas sim um impulso para se aprofundar nos estudos e agarrar com coragem a oportunidade de mudar definitivamente sua carreira profissional.

Ainda assim, ela divide o mérito com os que fizeram parte de sua caminhada na empresa: “Fui super bem recebida por toda a equipe e percebi que esse era um grande diferencial da Dataside, todo mundo disposto a ajudar independentemente da dificuldade.”


“O meu conselho é se organizar.”


O caso de Aíkssa é só um entre cada uma das personalidades e carreiras que fazem parte do programa, eles são como flores que desabrocharam após um gratificante processo orgânico, cujo o objetivo é, acima de tudo, oferecer o suporte necessário para resgatar e desenvolver um potencial que já existe. Eles representam a vontade e preocupação da Dataside de contribuir com um futuro mais promissor e inteligente para a comunidade.


Por isso, para todos os que nutrem em si mesmos, como Aíkssa, a vontade de crescer, o convite permanece em aberto. O Acelera Jovem é um programa para todos que independentemente da idade ou nível de carreira, querem se reencontrar no universo dos dados e da tecnologia.


“Devemos sempre buscar novos conhecimentos e praticar aquelas habilidades que já possuímos, o importante é se manter sempre em constante aprendizado.”


Fazemos das palavras de Aíkssa nossas, e te convidamos a dar o primeiro passo se inscrevendo no programa. Seja seu próprio case de sucesso! 💙

留言


bottom of page