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Biometria de voz e suas aplicabilidades

Hoje a dataholic Liz Marques vai contar um pouco sobre o que é a biometria de voz e como ela pode beneficiar a sua empresa, trazendo mais segurança para suas transações.


Você sabia que o ano de 2021 bateu o recorde de tentativas de fraude? Sim, foram mais de 4 milhões, segundo o estudo da Serasa Experian. Se falarmos especificamente dos setores bancários e de cartões, temos 2.3 milhões de ataques registrados. A boa notícia é que graças a tecnologia temos cada vez mais recursos para mitigar esse tipo de problema.


O que é biometria?


A palavra biometria é composta pelos termos bio, que significa vida, e metria, que significa medida. Em resumo, a biometria é a análise de características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Quando falamos especificamente em biometria de voz, estamos em uma subárea chamada Verificação do Locutor. Ao fazer uma verificação, geralmente, queremos saber se a voz “x” corresponde ao locutor “x”, ou seja, estamos fazendo uma autenticação por voz 1:1. Em uma definição mais formal, a verificação do locutor é uma técnica capaz de verificar a identidade de um indivíduo baseada no sinal de voz do locutor.


Essa técnica possui diversas aplicações como: autenticação, prevenção de fraudes, redução de custos e experiência do usuário.


  • Autenticação: pode ser aplicada, por exemplo, em centrais de relacionamento com clientes, uma vez que seu objetivo é realizar a liberação de acessos, buscando comprovar a identidade de um indivíduo para assim lhe conceder a permissão.

  • Prevenção de fraudes: cada ser humano tem uma voz única e com características específicas, logo, a biometria de voz acaba sendo um método mais seguro do que a utilização de senhas. É bem mais fácil os fraudadores conseguirem senhas e outras informações através de engenharia social, por exemplo, do que a voz do usuário. Além disso, é possível fazer a combinação da biometria de voz com outros tipos de medidas antifraude para aumentar a segurança na verificação.

  • Redução de custos: acaba sendo uma consequência, já que a técnica de verificação do locutor aumenta a velocidade na autenticação. Dessa forma, o trabalho dos funcionários do SAC também é otimizado visto que, muitas vezes, lidam com um alto volume de ligações.

  • Experiência do usuário: é aprimorada, pois a biometria evita que o cliente passe pelos processos mais “tradicionais” de autenticação como, por exemplo, decorar códigos ou responder a questionários.

Aplicação prática


Bom, como vimos nos exemplos acima, acredito que tenha ficado evidente que a biometria de voz possui diversas aplicações, certo?! Ainda assim, é importante ressaltar que, como qualquer outra tecnologia que está sendo desenvolvida, ela também possui desafios a vencer, dentre eles: sensibilidade a ruído; idioma e até mesmo o sotaque/dialeto; qualidade do áudio; variações na voz - aqui, podemos citar dois exemplos. Digamos que o usuário tenha ficado doente, por exemplo, gripado. É muito provável que ocorra uma alteração na voz dele, ou seja, uma alteração física, o que pode impactar no processo. Agora, se um usuário gravar um áudio correndo, gritando ou falando alto, por exemplo, isso caracteriza um esforço vocal, o que também pode impactar no processo.


Apesar disso, essa modalidade de biometria possui muitos benefícios como: baixo custo, se comparado com os outros tipos de biometria; é um método menos invasivo, pois pode ser aplicado de forma remota com apenas um microfone; é facilmente transmitido pelos meios de comunicação, já que estamos falando de um arquivo de áudio; existe uma alta acessibilidade ao hardware, dado que podemos utilizar um smartphone para gravação da voz, por exemplo; além de ser uma modalidade com relativa facilidade de uso.


Dessa forma, muitas empresas e setores já se utilizam dessa tecnologia, dentre elas, podemos citar:

  • Organizações canadenses como Royal Bank of Canada, Bank of Montreal e Rogers Communications. Essas instituições estão utilizando a biometria de voz para identificar seus consumidores por telefone. De acordo com o TD Bank Group of Canada, os clientes podem fazer login em suas contas ou simplesmente ignorar as perguntas de segurança do call center, fornecendo somente uma impressão de voz. Para que isso seja possível, o TD Bank utiliza o VoicePrint, que é um sistema de reconhecimento vocal, o qual permite que os clientes utilizem sua impressão de voz para verificar sua identidade e se identificarem ao falar com um dos funcionários do SAC (serviço de atendimento ao cliente) do banco por telefone.

  • O Banco BMG também aderiu a biometria de voz e já obteve resultados expressivos. Segundo a empresa Minds Digital, responsável pela implantação do serviço, o BMG conseguiu evitar a perda de 4 milhões de reais em fraudes nos primeiros 6 meses de operação dos serviços de biometria. Além de identificar duas quadrilhas de fraude em cartão de crédito, conseguiram reduzir o tempo médio de atendimento em 30%.

  • No setor da saúde, especialmente por conta do Covid-19, viu-se a importância da biometria de voz, já que ela pode ser utilizada como um método de autenticação que não necessita de contato. Além disso, pela área da saúde fazer uso de dados pessoais sensíveis como, por exemplo, registros médicos de pacientes, a biometria vocal pode se tornar mais uma ferramenta capaz de contribuir no combate à fraude desse tipo de informação.


E assim, após todos esses exemplos de aplicação da biometria de voz, finalizamos este artigo. O principal objetivo foi expor os conceitos básicos que envolvem a temática da biometria de voz, os desafios, as oportunidades e as principais aplicações que estamos vendo no mercado atualmente. Espero que esta leitura tenha sido proveitosa para você e quem sabe até tenha despertado o seu interesse nessa área tão vasta e com grande potencial de crescimento.


Até o próximo post!



Fontes:










Se você gostou desse conteúdo e quer entender melhor como funciona esse processo, fique atento ao nosso fórum para ler a abordagem técnica sobre o tema!

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