fbpx

Dicas para uma Gestão Eficiente em Home Office

A cada nova situação, uma nova maneira de liderar. A #dataholic Amanda Firme escreveu um artigo em que aborda sobre os desafios do home office e compartilhou dicas muito importantes para uma gestão mais eficiente, mesmo nesse formato de trabalho. Bora conferir? 

 

Em meio ao caos dos novos tempos, a rápida adaptação ao home office se tornou necessária, isso tem feito com que muitas equipes reaprendam o trabalho em grupo, assim como os gestores estão aprendendo uma nova forma de liderar.

Quando ouvimos sobre trabalho remoto, logo nos vem o pensamento de adaptar-se a um ambiente novo, já que o dia a dia se tornou muito diferente do que todos estavam acostumados, hoje já não é mais aquele ambiente de trabalho onde o assunto é só trabalho e nem mesmo um escritório, na nova realidade agora as mesas da cozinha são o novo ambiente ou até mesmo o quarto é o novo escritório, fora as distrações de familiares, o latido do cachorro, o caminhão que passa na rua que fica a janela e ainda tem aquela vontadezinha de se trabalhar no sofá.

Sendo assim, como fica a gestão de equipes? Nem sempre a câmera é ligada e como acompanhar as demandas sem estar no escritório? Como ter firmeza no que se fala, já que agora a escrita é a nova comunicação?

Por isso, reuni algumas dicas, para te ajudar a garantir uma boa gestão no Home Office:

Organização

É necessário se ter controle dos seus prazos, suas demandas e também de suas emoções, para que se tenha clareza na hora de gerenciar e orientar sua equipe.

Um ponto a se pensar antes de aplicar uma gestão eficiente no home office é a autogestão, assim como aprendemos que quando o navio está afundando, devemos primeiro colocar em nós o salva vidas para depois ajudar o outro, temos que manter em nós a autogestão, isso nos ajuda muito no dia a dia, por isso antes de começar a trabalhar é importante:

  • Um ambiente confortável e apropriado;
  • Evitar distrações;
  • Não trabalhe de pijama, escolha algo confortável;
  • Mantenha os horários organizados;
  • Os hábitos devem se manter saudáveis;
  • Faça pausas ao longo da jornada de trabalho.

Empatia e Flexibilidade

Com o momento atual, é importante manter o pensamento de que todos os profissionais estão trabalhando da maneira que não esperavam estar.

Portanto, existem imprevistos e faz parte existir a compreensão, neste momento, é bom buscar saber o que aconteceu e ter empatia. É fundamental manter a comunicação e a escuta aberta, também é bacana que se dê um feedback nessas situações, que sejam construtivos ao colaborador.

Reunião de Alinhamento

Hoje a maior dificuldade de um gestor é a falta daquele momento que a comunicação é olhando no olho, é não poder fazer reuniões presenciais e nem se sentar ao lado da equipe para entender as demandas.

Portanto, é de grande importância manter uma reunião diária com o time, isso mantem o alinhamento em dia da equipe como um todo, e o mais importante, é fazer uma reunião one-on-one, nesse momento é importante saber como o outro está se sentindo nesse momento, dar feedbacks, saber se ele tem algo a dizer, quais são as expectativas dele, como estão as demandas, etc.

A verdade precisa ser dita

Presencialmente já eram comuns as falhas na comunicação, imagina agora! Então é importante manter a comunicação bem objetiva e de maneira assertiva em tempos de home office, por isso é bom sempre perguntar, repetir, e explicar duas três vezes se for preciso.

Busque as melhores formas de se comunicar para que não haja ruídos, devemos pensar que uma boa comunicação muitas vezes nos poupa retrabalho.

Essas são algumas dicas importantes que devemos seguir para desenvolver uma boa gestão em home office, e claro que no dia a dia vão surgindo muitas outras, á pratica é a melhor escola que temos não é mesmo?
E você? Como está com essa rotina de home office? Me conte, o que você faz para melhorar seu desempenho e foco no dia de trabalho com essa nova realidade?

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes