Ferramentas e facilidades do trabalho remoto

Trabalho Remoto Dataside

 

O que antes era coisa do futuro, hoje é realidade. O trabalho remoto é uma das maiores tendências das organizações atualmente, com ele, os trabalhadores podem realizar suas funções sem estarem necessariamente dentro de um escritório ou no ambiente de trabalho. Essa flexibilidade dos funcionários exige também uma flexibilidade da empresa, ela precisa entender que os desejos e sentimentos de seu empregado são de grande importância para um desenvolvimento corporativo e deve possuir líderes que consigam adaptar-se a esta nova realidade.

– BENEFÍCIOS

O trabalho remoto traz muitos benefícios para a empresa e o funcionário: Os trabalhadores se tornam mais motivados por poderem escolher quando e onde trabalhar, podem também fugir do trânsito e da rotina de grandes cidades. Com isso, a empresa reduz custos e ainda se torna eco-friendily por colaborar na diminuição de emissão de gases CO2.

As vagas remotas atraem pessoas de todo o mundo. Já que o trabalho pode ser feito de qualquer local, as oportunidades para os profissionais aumentam e também as chances da empresa encontrar pessoas que se encaixam em seu perfil. Isso aumenta a credibilidade e o desempenho da corporação.

– COMPUTAÇÃO EM NUVEM E O TRABALHO REMOTO

A nuvem é grande aliada de quem trabalha online. Com ela, é possível armazenar dados, documentos e arquivos na internet sem precisar desprender tempo e dinheiro com servidores físicos. Com o computador ou celular conectados à internet, a pessoa pode ter acesso a qualquer tipo de arquivo armazenado na nuvem, ou seja, a facilidade é muito grande.

 

“Para as empresas que trabalham remotamente, a nuvem se tornou ferramenta necessária e facilitou a relação empresa/trabalhador que pode realizar sua função em qualquer lugar do mundo”

 

Com ela, o funcionário tem acesso a todos os arquivos da corporação sem precisar estar fisicamente na empresa. Além disso, o empresário consegue quantificar a produtividade do empregado, utilizar ferramentas de gerenciamento de equipes, administrar projetos e desempenho do quadro de trabalhadores.

– FERRAMENTAS

Hoje existem diversas ferramentas e softwares que facilitam a vida dos trabalhadores que não estão no escritório ou que precisam se ausentar para algum tipo de viagem, eles também são essenciais para escritórios que desejam aumentar o desempenho de seus funcionários. É importante lembrar que o trabalho remoto não se caracteriza por onde está o trabalhador, mas as ferramentas que ele utiliza para que possa estar ausente e mesmo assim desenvolva suas atividades. Separamos alguns softwares que você pode implementar em sua empresa para auxiliar as funções remotas:

  • Hangouts ou Skype: Estas ferramentas são essenciais para a realização de reuniões tanto com a equipe remota quanto com clientes. Os utensílios têm boa qualidade de som e imagem para que as reuniões sejam produtivas e bem executadas.
  • Google Drive ou Dropbox: Como dissemos antes, a nuvem é essencial. Os drives são ferramentas que auxiliam o compartilhamento de arquivos entre colaboradores e são soluções muito mais práticas do que os e-mails.
  • Trello: Ele é um dos softwares mais importantes para organizar e gerenciar tarefas da equipe. Sua interface é bem simples e facilita o entendimento de todos.
  • Slack: Este aplicativo é um software que facilita a comunicação entre colaboradores com um bate-papo profissional, permitindo integração e alertas sobre tarefas.
  • Toggl: Ele dimensiona exatamente as horas trabalhadas e ajuda o funcionário a entender qual tarefa está lhe tomando mais tempo e quais exigem mais desempenho.
  • Mindmeister: Esta ferramenta auxilia a equipe remota a fazer brainstormings online e mapas mentais de maneira bem visível e interessante.

– SAIA DO PASSADO E APOSTE NO REMOTO!

Ainda que este seja o rumo de praticamente todas as corporações, muitas ainda têm dificuldades em implantar o trabalho remoto. Isso se dá pela cultura organizacional enraizada na sociedade, que prega o trabalho formal. Antes era normal encontrarmos escritórios cheios de funcionários, com horário de entrada e saída e suas funções muito bem definidas. Hoje, sabemos que não há mais possibilidade de haver corporações nesses modelos. Por conta da facilidade trazida pela internet, tudo é e pode ser feito online.

A liberdade geográfica e autonomia são prioridades entre os funcionários nos dias de hoje, muitas vezes eles prezam mais por esses benefícios do que por um salário exorbitante. Por isso, se você é empresário, aproveite as oportunidades trazidas pela tecnologia e aposte no trabalho remoto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *